Após os últimos acontecimentos com relação ao plano de combate a covid-19 em  Ipirá, desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e do comitê gestor, diante dos últimos comentários nas redes sociais, o Conselho Municipal de Saúde formado por vários seguimentos da sociedade ipiraense, esteve visitando nesta quinta-feira (21), as instalações do Hospital Municipal, para constatar se a unidade de saúde está mesmo preparada para atender pacientes infectados pela covid-19.

Após a vistoria feita pela equipe, foi gerada uma Nota de Esclarecimento à população, nota essa que foi enviada a redação do CN e você poderá acompanha abaixo na integra.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Conselho Municipal de Saúde do Município de Ipirá vem através deste documento trazer à comunidade ipiraense maiores esclarecimentos sobre a visita realizada ao Hospital Municipal de Ipirá acontecida na última quinta-feira dia 21 de Maio de 2020.

Seguindo nosso papel fiscalizador deliberativo da Saúde Municipal, realizamos visita ao Hospital Municipal de Ipirá para verificar entre outros assuntos, a estrutura montada para o atendimento aos pacientes de Covid-19.

Verificamos uma estrutura que está preparada para atender as demandas da população ipiraense, com uma ala específica do hospital dedicado ao combate do Covid-19, com materiais novos e respiradores instalados e funcionando. A farmácia estava com bastantes medicamentos em estoque e o espaço estava devidamente higienizado atendendo os protocolos das organizações de Saúde. Segundo a Enfermeira Coordenadora do Hospital Elmirene Silva, a equipe médica responsável pela ala da Covid-19 está sendo contratada, entretanto a Equipe Médica alocada na UPA está preparada e devidamente treinada para realizar atendimentos e procedimentos que se façam necessários nas instalações do Hospital Municipal de Ipirá e possuem autonomia para treinar outros profissionais.

A visita se estendeu a outras alas do hospital como Pediatria, Sala de Parto, Lavanderia e Farmácia Básica, onde foram verificados os mesmos padrões encontrados na Ala da Covid-19. A visita foi registrada em vídeos e Lives no Facebook e estão disponíveis à população.

Na oportunidade conversamos com a equipe técnicas liderada pela coordenadora Elmirene onde nos foram esclarecidas algumas dúvidas relacionadas ao atual protocolo municipal para tratamento e combate a Covid-19.

Juntou-se a nós durante a visita o vereador André da Saúde, ao qual solicitou aos conselheiros presentes um áudio de cerca de 01min cada sobre nossas impressões com a nova estrutura montada no hospital, segundo o mesmo, os áudios seriam veiculados na Rádio Ipirá FM a título de informação à comunidade. Infelizmente não foi o que aconteceu, visto que os áudios serviram de base para propaganda política da atual gestão e por isso usamos este instrumento para REPUDIAR o fato ocorrido. Lembramos que a atuação do Conselho se refere a uma prática apartidária em benefício da comunidade ao contrário da intenção do vídeo.

Em posse da propaganda política feita com os áudios dos conselheiros divulgada por equipe da Prefeitura Municipal de Ipirá, e sem o conhecimento de como funciona o Conselho Municipal de Saúde, o vereador Weima Fraga emitiu um áudio no WhatsApp se referindo ao Conselho Municipal de Ipirá como “Puxa-Sacos do Prefeito”, atitude da qual usamos este documento para REPUDIAR. Salientamos que o vereador Weima Fraga através de áudio direcionado ao próprio Conselho pediu desculpas pelo que segundo ele caracterizou como “palavras infelizes”.

Sobre o lamentável fato ocorrido essa semana que culminou com o falecimento de um paciente com suspeitas de Covid-19 em nosso município foi esclarecida que os equipamentos como respiradores já estavam à disposição na data do ocorrido, mas a decisão de não transferir para o hospital atendeu aos critérios médicos sobre responsabilidade da equipe Médica da UPA que solicitou regulação do Estado, sem sucesso. Portanto diante disso foram solicitadas novas visitas com data a marcar para buscarmos mais esclarecimentos sobre o caso.

Lamentamos muito que nosso ofício com a comunidade tenha sido distorcido a ponto de termos que emitir uma nota explicativa a sociedade. A partir dessa experiência o Conselho Municipal de Saúde esclarece que toda comunicação será feita a partir de agora mediante nota oficial do Conselho e não mais por qualquer outra fonte que não seja esta.

Ipirá, 22 de Maio de 2020

Raimundo Nonato

Luciano Vaz

Valdenor Oliveira

Adson Soares

Maria das Dores

Caboronga Notícias com informações e foto do Conselho Municipal de Saúde

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp