Entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foram registrados 66 casos de feminicídios na Bahia, o que demanda ampliação dos mecanismos de prevenção e punição. Nesta segunda e terça-feira, 08 e 09 de novembro, as mulheres de Ipirá poderão ser atendidas pela Deam Itinerante (Delegacia Móvel Especial de Atendimento à Mulher).

A deputada Neusa Cadore, autora da Indicação (25.521/2021) para levar o equipamento à Bacia do Jacuípe, destacou a importância da interiorização desses serviços para levar mais segurança e proteção às mulheres. “A violência doméstica e familiar representa uma das piores formas de violação dos direitos humanos. Apesar de serem cada vez menos toleráveis pela sociedade, essas práticas criminosas continuam fazendo vítimas e silenciando mulheres, principalmente pela insuficiência da aplicação das medidas previstas na Lei Maria da Penha e a impunidade”, afirmou. 


Neusa também ressaltou que o Governo do Estado da Bahia tem desempenhado papel de grande relevância na consolidação de políticas públicas nessa área, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e destacou ainda as campanhas educativas e a interiorização das Delegacias Especializadas. A deputada também é autora da indicação da unidade fixa da DEAM em Ipirá (IND/20.328/2013) e recentemente solicitou a implantação da Ronda Maria da Penha também no município (IND/25418/2021). 

DEAM Itinerante –  é um projeto da Departamento de Polícia do Interior (Depin) e visa proporcionar atendimento a mulheres que muitas vezes não tem condições de realizar deslocamentos para outras cidades.

A iniciativa visa diminuir as subnotificações de crimes de gênero no interior da Bahia, além de fornecer orientações e promover atividades integradas com órgãos da rede de atendimento à mulher.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp