Pego minha caneta para escrever essas maus traçadas linhas computadorizadas para noticiar coisas boas e ruins para V. Exa.

Para o bem da verdade, Exmo. prefeito! Para que não pareça um ofício protocolar deixarei de lado todas as formalidades e para tal, desde já, solicito a sua compreensão e benevolência nesse e em outros sentidos.


Agora, pelo amor que o senhor tem por Nosso Senhor Jesus Cristo não deixe essa carta vazar de jeito nenhum, porque todo mundo tem que pensar que V. Exa, o prefeito, está na boca do Céu.

Puxando pela memória relembro os festejos de sua vitória de meia dúzia (vezes mil) com aquela musiquinha chata e provocante: “entrega a chave, entrega a chave…!”

Alguém falou: “só se for a chave do inferno!” Uma resposta à altura saiu de outra boca: “oh, izageraldo! (do casal Iza e Geraldo) Já se ouviu dizer que o inferno tem doze milhões de reais todo mês, mordomia de dá de pau e um rebanho de puxa-saco?” E agora?

Para solucionar o que foi posto acima, vamos começar pelas coisas ruins, aquelas que parecem um recado do capeta, com olho de cururu, focinho de cachorro doente e quatro patas de jumento, numa secação do cão, que azucrina e bota abaixo qualquer administração.

O prefeito vai receber no peitoral uma greve dos trabalhadores da Educação. Mesmo sendo verba carimbada, a prefeitura diz que não pode pagar o piso salarial. Aí vai ter greve!

Observe bem, prefeito Dudy! O seu grande desafeto, o locutor Marcelo Brandão sabe que a única força em Ipirá, que é capaz de fazer movimento de massa e vigoroso, com capacidade de desgastar a sua gestão é a APLB-Sindicato. Nisso ele tem razão, por isso, ele clamou esse estado de greve continuadamente e o senhor, prefeito, parece que não observa nada disso.

Nem mesmo, o grande grupo “jacu” tem ímpeto e força para fazer movimento de rua contra a gestão do atual prefeito. Não tem e não interessa! ‘O pau que dá no lombo de Chico poderá doer em Francisco!’ É tudo matéria-prima para ser utilizada em cima do palanque no tempo da campanha.

Nem os vereadores da jacuzada obedecem mais, cegamente, as suas lideranças para detonar o prefeito atual. As coisas estão tomando uma nova configuração.

Hoje, se as lideranças da jacuzada, para ficarem bem na fita, quiserem pousar no outdoor ao lado do deputado federal vão ter que solicitar ao vereador que trouxe e apresenta o candidato à comunidade; assim, aproveitando a oportunidade, a liderança vai na garupa.

A greve prevista acontecerá e será uma grande dor de cabeça para o prefeito atual, não pela vontade do locutor Marcelo Brandão, mas por causas e condições objetivas.

A APLB-SINDICATO tem uma trajetória de luta e conquistas para a categoria, com um enfrentamento consciente à administração do prefeito de plantão, seja ele jacu ou macaco. A luta pelos direitos tem que ser travada com unidade e dentro do interesse dos trabalhadores da educação para que se alcance as conquistas desejadas.

E aí, prefeito Dudy! Numa prefeitura que recebe mais de doze milhões de reais mensais e que as finanças estão sanadas, como foi verbalizado na FM do deputado, pelo financeiro municipal, não tem como o senhor negar-se a cumprir a LEI. Faça o acordo, homem!

Prefeito Dudy, pare e pense! Não tome como uma barreira inconveniente o Plano de Cargos e Salários dos professores do município de Ipirá. Não vá por essa via de contramão no combate aos direitos conquistados pelos trabalhadores. A Justiça vai te ferrar.

Que situação embaraçosa, em prefeito Dudy! O senhor está sendo obrigado pela Justiça a demitir funcionários que terminaram o contrato e a fazer o concurso público. Não quer assumir e não quer fazer nem uma coisa, nem outra, só porque significa o fim do apadrinhamento.

O senhor quer extinguir alguns cargos da prefeitura. Engraçado é que estes cargos não fazem parte da mordomia municipal, que abriga os apadrinhados do prefeito de plantão. Prefeito, o apadrinhamento está na berlinda, esqueça essa ultrapassagem!

Imagino que o senhor, prefeito Dudy, quer salvar o Hospital de Ipirá terceirizando-o. Entregando o controle do hospital daqui à administração da Santa Casa para melhorar a saúde de Ipirá, igualando-a a de Rui Barbosa.

Fico imaginando o paciente ipiraense chegando à mesa de operação e recebendo uma facãozada na barriga, de baixo para cima, chegando até o gogó; revirado tudo lá dentro pelo avesso; depois passando a agulha costurando e alinhavando o corte de um metro na barriga. Depois de tudo pronto, o paciente dá um pinote e corre para o abraço. Isso é só imaginação!

Tudo bem! Essa Santa Casa vem de graça? Virá a troco de quê? Prefeito Dudy, o senhor está disposto a fazer as mudanças que Ipirá precisa? O senhor vai mudar a cooperativa de médicos da gestão passada? O senhor vai mudar a empresa de lixo da gestão passada? Aqui está o ‘calcanhar de Aquiles’ da sua gestão, prefeito Dudy: a corrida ao ouro pelo ‘novo empresariado macaco’, que adora uma mamada.

Essa sua gestão baseada na montagem de uma correia de transmissão dos recursos públicos para o setor privado, através da terceirização é um cobertor curto: quando os recursos públicos são pagos fidedignamente às empresas significa que os salários dos funcionários municipais poderão sofrer atrasos. Esse é o risco que corre a sua gestão, que precisa de trinta milhões para fechar essa conta e só recebe doze.

Para fugir da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina o pagamento da folha em 54%, apela-se para a terceirização e o custo da obra ou serviço dobra de preço, sendo necessário arrecadar mais, como os tempos são de vacas magras, vai faltar dinheiro para cumprir os compromissos, aí…

Explicando melhor: no mês passado, cinco empreiteiras receberam quase UM MILHÃO E CEM MIL REAIS dos cofres públicos. A sua gestão não tem uma nova obra. Simplesmente, dá continuidade as reformas do Centro de Abastecimento e recupera o telhado do Mercado de Arte.

Prefeito, abra seus olhos! Um empresário-laranja disse, claramente, em público, que está sendo bem pago pela prefeitura. Não consta seu nome, nem da sua empresa na folha de pagamento. O que está acontecendo? Esta empresa está sendo colocada à disposição de uma influente pessoa para prestar serviços à prefeitura.

Como não sou obrigado a dá o nome de minhas fontes, eu dou uma sugestão ao seu governo: para acomodar essas empreiteiras-laranjas ou não, dentro da sua gestão, planeje uma grande obra: faça o METRÔ de Ipirá, ligando o Ipirazinho à 20 de Abril. Comece cavando um buraco.

Uma obra progressista, futurológica e caríssima, que vai levar um milênio para ser concluída e vai deixar a conta bancária de alguns poucos e privilegiados empresários-macacos recheada de bambá. O eleitorado que se lasque!

Faça tudo o que é permitido, só não atrase o salário dos funcionários da prefeitura, aí o bicho vai pegar. Assino essa missiva e até a próxima. Aquele abraço!

Escrito por Agildo Barreto.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp