O prefeito Dudy esteve na boca do inferno, escapou e encontra-se na porta do céu. Se ACM Neto tivesse virado governador, a administração do prefeito chegaria às profundas daquele lugar. O certo é que ele saltou uma fogueira de labaredas altas. O prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas buzinou no pé do ouvido do prefeito de Ipirá: “venha para o tabuleiro da baiana, que aqui tem acarajé, abará, vatapá, caruru, camarão, salada, bolinho, quitutes, cocada.” Tem tentação maior do que essa? Foi preciso o senador Otto saltar com duas pedras na mão: “veja o que você vai fazê, prefeito!” Aí o prefeito Dudy quetou o facho.

Para entrar no céu, o prefeito não pode mentir. Se soltar uma mentirinha daquelas, prá vê se cola, o porteiro bate a porta na cara. Naturalmente ele vai ouvir: “Seu prefeito! V. Exa. tem dois anos de mandato, o que tens realizado em benefício do povo de Ipirá? Faça o seu relato fidedigno.”


O prefeito Dudy levantou as mãos e a cabeça para o céu e postou-se de joelhos: “eu estou fazendo a melhor saúde que Ipirá já teve!” O porteiro arregalou os olhos e, neste exato momento, eu sou obrigado a interromper a escrita para botar ordem na casa.

Prefeito Dudy! Até que enfim, Ipirá está entrando no céu e V. Exa. solta ‘as cachorra’ prá cima do porteiro do céu; V.Exa. dizendo um troço desse, até o porteiro vai querer ficar doente para ser salvo pela saúde daqui. Ai vai ter fila grande e vai precisar de mais e mais médicos e V. Exa. vai ficá com uma espinha de peixe na garganta e não vai ter cura aqui – fui eu quem disse isso e complementei:

V. Exa. prefeito Dudy! Não pode fazer como o ex-prefeito Marcelo Brandão que falou em bom tom que fez a melhor saúde de Ipirá em todos os tempos, sabe por quê? Quando o ex-prefeito MB sentiu o trisco no visco da Covid e percebeu que triscou no seu dedinho do pé, ele se picou para Salvador e V. Exa. tem essa mesma pegada, basta a sua unha do dedinho do pé ficar encravada e V. Exa. vai pirulitar.

O prefeito Dudy pediu-me que eu fizesse um rosário de suas obras, eu disse: “eu faço, mas eu não vou rezar no seu terço!” A administração do prefeito Dudy comprou a casa dos estudantes em Salvador. O porteiro do céu soltou um sorriso curto e fez positivo com o dedo. Saliento que não vi a fatura da compra, mas o valor foi de 850 mil reais e o deputado Daniel Almeida conseguiu 200 mil reais.

O prefeito conseguiu a badalada iluminação da entrada da cidade, coisa que Anguera tem há mais de trinta anos e quando o Bravo fizer a sua, a de Ipirá vai ficar no chulé. O prefeito herdou uma herança maldita das administrações passadas. Um Centro de Abastecimento entregue ao sol, chuva e lama. O prefeito tapou o sol com a peneira; barrou os pingos da chuva, mas ainda não deu conta do lamaçal. O telhado do Mercado de Arte, que pegou fogo, vai ser inaugurado essa semana. Pelo menos vai ficar uma certeza, não haverá gato escaldado em telha de zinco quente.

Na questão dos calçamentos de rua, o prefeito tem se destacado com bastante capacidade, embora esses calçamentos sejam frutos de Emendas Parlamentares. Agora que o calçamento de rua do prefeito Dudy é uma coisa ensebada lá isso é, passe lá e veja, naquela rua da ponte de Amenar ele fez calçamento de um lado e parou a obra do outro lado. Por que parou, parou por que?

Junto a essa rua passa o esgoto. Tem uma ponte nesse esgoto que é uma coisa medonha e vergonhosa. Feita de pedaço de madeira velha e podre, toda remendada. Por essa ponte passam velhos, idosos, crianças, mulheres, pessoas e animais. A prefeitura não tem recursos para fazer uma ponte de cimento e decente? O dinheiro que foi gasto para fazer aquele aragaço no calçadão daria muito bem para fazer uma ponte para atender aos transeuntes daquela área. O porteiro do céu observou que a entrada no céu é feita com uma ponte entre a terra e o céu, se essa ponte não for feita, qualquer poderoso vai ficar de fora. Isso foi bem dito.

Nas eleições, em Ipirá, Lula ficou com 80% e Jerônimo com 60%. A pesquisa do prefeito coloca-o numa faixa de 85%. O homem é mais forte do que Lula. Neste momento, o prefeito é o maior líder da macacada. Trouxe debaixo do braço e apoiou o deputado federal mais votado em Ipirá, o Otto Filho; também, o deputado estadual, o Adolfo Menezes. É amigo de longas datas do senador Otto. Jerônimo terminou de almoçar e o prefeito de forma cortês perguntou: “o candidato não quer tirar uma madorna não?” ao qual o candidato respondeu: ”não, a correria é grande e eu tenho que correr atrás!” Hoje, Jerônimo é o governador da Bahia.

Se o prefeito Dudy souber pedir, solicitar, rogar a esse time do PT que vai governar a Bahia e o Brasil as portas do céu ficarão escancaradas para Ipirá. Tem que saber pedir e não ficar preso a promessas. Tem que pedir com vontade. Tem que se juntar aos dois deputados e pedir uma Policlínica, a faculdade pública, asfalto para a cidade, barragem para perenizar os rios de Ipirá e mais e mais. Essa gente deve muito a Ipirá e o prefeito tem que cobrar a fatura.

O prefeito Dudy anda dizendo que não será mais candidato a prefeito. Quando o senador Otto ouvir uma coisa dessa vai saltar com uma dúzia de pedra na mão e o tempo vai fechar: “olhe bem o que você vai fazê, prefeito!” Quem está fora do catecismo e da reza do prefeito é o deputado Jurandy e a vice-prefeita. São duas cartas fora do baralho.

O porteiro do céu ficou silencioso diante de tanta narrativa. Pegou o Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Ipirá do dia 18 de novembro de 2022, edição no. 208, abriu-o na página que constava o contrato no. 323/2022 e lá estava escrito: contratante – Prefeitura Municipal de Ipirá; contratada – Associação Beneficente Nina Gomes / ABENG; objeto – Aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar; valor – R$ 291.750,00 – data da assinatura – 20/10/22. O que significa isso?

Escrito por Agildo Barreto

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp