CONCURSOS E EMPREGO

PM Bahia acelera novo concurso e prevê edital com 2,5 mil vagas

A Polícia Militar da Bahia deve publicar nas próximas semanas o edital do novo concurso público para ingresso na corporação. A informação foi confirmada pelo comandante-geral da PMBA, coronel Magalhães, durante entrevista concedida à Rádio Salvador FM.

Segundo o comandante, os editais estão em fase final de preparação e a publicação pode ocorrer entre o fim de maio e a primeira quinzena de junho.

“Final deste mês até a primeira quinzena de junho deveremos estar lançando os editais”, afirmou o coronel durante a entrevista.

O novo certame deve ofertar inicialmente 2.500 vagas para o cargo de soldado da PM. De acordo com Magalhães, o quantitativo já recebeu sinalização positiva do governador da Bahia.

A previsão representa aumento em relação ao último concurso da corporação, realizado em 2022, quando foram ofertadas 2 mil vagas para soldado.

Até o momento, a banca organizadora do concurso ainda não foi oficialmente divulgada. A expectativa é que o edital mantenha como requisito principal o nível médio de escolaridade.

O último concurso da PMBA contou com provas objetivas, redação e etapas pré-admissionais. Entre as disciplinas cobradas estavam Língua Portuguesa, Matemática, História do Brasil, Geografia do Brasil, Atualidades, Direitos Humanos, Noções de Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Penal Militar.

Além das provas escritas, os candidatos também passaram por Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, exames médicos e investigação social.

A nova seleção é aguardada por candidatos de diversos estados, diante da expectativa de recomposição do efetivo da segurança pública baiana e da oferta de vagas para carreira militar.

Com informações do Focus Concursos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo