Imagem: Pixabay

Tango, futebol e boa gastronomia são algumas das lembranças que vêm à mente quando o assunto é Argentina. Porém, esse país sul-americano vai muito além da sua rica cultura: é o local perfeito para estudar.

Além das universidades da Argentina estarem elencadas entre as melhores do mundo, o sistema de ensino do país as torna acessíveis, tanto para estudantes nacionais como para estrangeiros. É por isso que a Argentina se destaca cada vez mais entre os destinos preferidos de universitários de várias partes do mundo. Para os brasileiros não é diferente, principalmente quando se trata do curso de medicina. Muitos estudantes estão encontrando no país vizinho a melhor opção para realizar o sonho de seguir a carreira médica.

Inexistência de vestibular, gratuidade ou preço mais baixo nas mensalidades da universidades privadas e ensino de alta qualidade formam um conjunto de vantagens difícil de ser superado pelas instituições brasileiras de ensino superior que oferecem cursos de medicina.

O sistema universitário da Argentina reúne 136 instituições, das quais 71 são públicas (nacionais e estaduais), 63 são privadas e duas são de gestão internacional. Neste artigo os estudantes brasileiros poderão conhecer melhor o potencial de duas renomadas universidades argentinas e considerar definitivamente a graduação no país vizinho.

Universidade de Buenos Aires (UBA).

A Universidade de Buenos Aires é considerada a melhor da Argentina e ocupa excelente posição no mais respeitável ranking de avaliação do ensino superior – está em 66º lugar no QS World University Rankings 2021 (já publicado) – melhor posição entre as universidades da América Latina e uma das únicas entre as 100 melhores, à frente da Universidade Nacional Autônoma de México UNAM), que ocupa a 100ª colocação e da Universidade de São Paulo (USP), que aparece em 115º.

A história da UBA se mistura à própria história da Argentina, pois sua fundação é datada de 1821, cinco anos após a independência do país. Hoje é uma das maiores instituições da América Latina com programas para alunos de graduação e pós-graduação, além do Ciclo Básico Comum (CBC) de um ano para todos os recém-matriculados. Além disso, a universidade concentra 30% das pesquisas científicas da Argentina.

A UBA possui prédios em toda Buenos Aires. São 13 faculdades, 4 institutos, três hospitais, além de museus e bibliotecas, espalhados por vários endereços da capital argentina, onde se concentram quase 300 mil estudantes, sendo 275 mil matriculados na graduação e 15 mil na pós-graduação, segundo o censo mais recente. Para comparar o tamanho da instituição em relação ao número de alunos, Oxford, no Reino Unido, tem cerca de 24 mil estudantes.

A trajetória acadêmica de várias personalidades passou pela UBA. Dela sairam cinco prêmios Nobel para a Argentina, sendo dois de Medicina (Bernardo Houssay, 1947 e César Milstein, 1984); um de Química (Luis Federico Leloir, 1970); e dois da Paz (Carlos Saavedra Lamas, 1936, primeiro latino-americano a ganhar um Nobel, e Adolfo Pérez Esquivel, 1980). No quadro de ex-alunos famosos da universidade estão o médico e líder revolucionário Ernesto “Che” Guevara; o premiado escritor Julio Cortázar; e também 17 presidentes argentinos, inclusive o atual, Alberto Fernández, o que a faz ser reconhecida como a instituição que mais formou chefes de estado no mundo.

Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA)

Fundada em 1958, a Universidade Católica da Argentina está entre as instituições privadas mais bem classificadas no QS World University Ranking 2021, ocupando o 326º lugar. A UCA possui mais de 20 faculdades e institutos espalhados por seis localidades da Argentina: o campus principal fica em Puerto Madero, na área central da Buenos Aires, e outros nas províncias de Santa Fé, Mendoza e Entre Ríos.

Além da alta qualidade do ensino, a UCA alcancou esse patamar por suas contribuições científicas e sociais, onde se destacam o Instituto de Pesquisa Biomédica, afiliado ao CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas), dedicado a promover o desenvolvimento da ciência e a tecnologia na Argentina; e o Observatório da Dívida Social Argentina, um dos mais importantes “radares” do déficit nas capacidades de desenvolvimento humano e integração social da população do país.

A UCA tem em seu quadro de personalidades um dos líderes religiosos mais influentes da atualidade: o Papa Francisco, 266º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano. Jorge Mario Bergoglio (nome de batismo do Pontífice) graduou-se em Filosofia em 1960 na Universidade Católica de Buenos Aires e foi Grão-Chanceler da instituição, em virtude de seu cargo como Arcebispo da Arquidiocese Católica Romana de Buenos Aires, até sua eleição em 2013 como Papa Francisco.