Cerca de dois meses após anunciar a possibilidade de um concurso com 1 mil vagas para a Polícia Civil da Bahia, o governador Rui Costa confirmou que autorizou todos os “trâmites administrativos e burocráticos de contratação da empresa” para realizar o certame. Segundo o chefe do Executivo, o esforço faz parte da melhoria da infraestrutura técnica e tecnológica da área de segurança pública.

“A Bahia, já no ano que vem, será o estado brasileiro com melhor infraestrutura técnica e tecnológica para uso na segurança pública, com uso de um novo sistema de comunicação. Nós, ano que vem, teremos em funcionamento um sistema único de comunicação para a Bahia inteira da Polícia Militar. Teremos inicialmente e até ano que vem implantada em cerca de 80 cidades o vídeo-monitoramento que vai incluir não só reconhecimento facial, mas leitura de placa e monitoramento”, detalhou Rui.

Para o governador, o investimento é importante não apenas para a prevenção de crimes. “Seremos o maior estado em monitoramento externo de ruas para garantir não só a prevenção aos crimes, mas garantir que se eles ocorram nós tenhamos provas para condenar aqueles que cometerem atos criminosos”, completou.

REFORMA LEGISLATIVA

Durante a entrega de 49 novas viaturas para a Polícia Militar da Bahia, no pátio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Salvador, Rui voltou a criticar a legislação penal brasileira. Conforme avaliação do governador, é preciso rever a legislação criminal no Brasil.

“O crime de homicídio, na minha opinião, devia ser um crime com pena a ser cumprida de forma exemplar. E hoje não é isso que acontece. Aqueles que são muitas vezes condenados por homicídio, muitas vezes réus confessos, com poucos anos essas pessoas estão tendo algum tipo de liberdade. E eu acho que isso não é exemplar”, afirmou o chefe do Executivo.

As informações são do Bahia Notícias.