Setenta e um mil candidatos disputaram na manhã deste domingo (22) uma das vagas oferecidas pelo concurso Saeb/05/2022, que está selecionando 2000 soldados para a Polícia Militar e outros 500 para o Corpo de Bombeiros. As provas objetivas e discursivas do certame foram aplicadas em Salvador e em outros 11 municípios do estado (Alagoinhas. Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Vitória da Conquista).

Só na capital baiana, foram promovidos exames em 38 unidades educacionais situadas em 24 diferentes bairros, incluindo desde colégios estaduais como o Luís Viana, em Brotas, até prédios de instituições de ensino superior, como os pavilhões de aula da Ufba, em Ondina, e a Faculdade Baiana de Direito, no Costa Azul.

Maíra Nascimento, de 29 anos, chegou cedo ao campus do Centro Universitário da Bahia, no Stiep, para fazer a prova. Preocupada em garantir estabilidade econômica – em meio à insegurança do mercado de trabalho no setor privado – ela sonha em atuar como soldado do Corpo de Bombeiros. “É um trabalho que vem ganhando notoriedade hoje com as tragédias de enchentes, e que tem uma função muito importante não só nas operações ostensivas, de resgate, mas também por sua atuação preventiva e de fiscalização”, ressalta a candidata.

O exame do concurso para PM e Corpo de Bombeiros foi composto por 80 questões objetivas de múltipla escolha, abordando conhecimentos gerais e específicos, além de uma prova discursiva, voltada para a elaboração de texto dissertativo.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp