Curiosidade

Estudo diz que os rostos dos homens mostram como é provável que eles traiam

As mulheres podem dizer se um homem as trai antes mesmo de falar com elas, de acordo com pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental. Entenda um pouco mais do que se revelou nesse estudo, a partir deste artigo preparado pelo site de relacionamentos Meu Rubi:

Em um estudo publicado na revista Royal Society Open Science, foi solicitado aos participantes heterossexuais autodeclarados brancos que julgassem as características faciais de 189 adultos brancos de fotografias tiradas como parte de pesquisas anteriores. 293 homens e 472 mulheres examinaram fotos de mulheres e 299 homens e 452 mulheres julgaram imagens de homens, classificando-os em uma escala de um a 10 com a probabilidade de acharem que cada pessoa era infiel e os pesquisadores descobriram que homens e mulheres eram capazes de identificar homens com histórico de infidelidade a partir de fotos.

As pessoas nas fotos já haviam revelado qualquer comportamento de traição e se alguma vez haviam “roubado” um parceiro de outra pessoa. Suas imagens também já haviam sido classificadas por atratividade, desconfiança e gênero.

Os resultados mostraram claramente que homens e mulheres deram pontuações mais altas às imagens de homens que relataram traição ou caça furtiva. No entanto, não houve correlação discernível entre as imagens das mulheres de alta classificação e sua infidelidade. Os cientistas propuseram várias teorias sobre o porquê de os rostos dos homens denunciarem sua infidelidade. Uma característica importante é como o rosto masculino aparece. Os pesquisadores sugerem que desconfiar de características hiper-masculinas, como uma forte sobrancelha, uma mandíbula forte e lábios mais finos, podem estar relacionados à evolução e à capacidade das mulheres de encontrar um parceiro confiável.

Mas eles enfatizaram que os resultados do estudo são modestos e que as pessoas devem usar outras maneiras de escolher parceiros confiáveis que não pareçam sozinhos. A equipe de pesquisa disse que ficou surpresa por não haver resultados relacionados à revisão das imagens das mulheres.

Outro estudo recente também pode ajudar a lançar alguma luz sobre a ideia de que rostos mais masculinos são mais fáceis de obter informações.

Segundo pesquisadores australianos, os homens barbudos parecem mais zangados e emocionais do que os homens barbeados, mas também parecem mais sociais. O estudo pediu aos participantes que examinassem rapidamente um conjunto aleatório de imagens que mostravam homens em quatro poses diferentes; barbeado e exibindo felicidade; barbeado e com raiva; barbudo e exibindo felicidade; e barbudo e demonstrando raiva.

O estudo constatou que os participantes foram muito mais rápidos em identificar a raiva nos homens barbudos do que nos homens não barbudos. Em uma pesquisa de acompanhamento, os homens barbudos foram mais bem classificados por comportamento pró-social quando estavam sorrindo do que homens sem barba. Toda essa pesquisa precisa de uma investigação mais aprofundada antes que quaisquer verdades duras possam ser removidas, mas parece que existem alguns vínculos interessantes entre os rostos supostamente “masculinos” e nossas impressões iniciais das pessoas.

Publicado em 13 de fevereiro de 2020