O brasiliense Henrique Almeida Soares, de 19 anos, planejou detonar explosivos em um show de funk no Setor Comercial Sul (SCS) no fim de semana passado. Impedido pela Polícia Civil do Distrito Federal no sábado (29), o jovem pode ter se inspirado em um atentado terrorista ocorrido nos Estados Unidos e que repercutiu em todo o mundo. O material recolhido era suficiente para derrubar uma casa.

De acordo com o site Metrópoles, os investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) suspeitam que o rapaz, preso preventivamente, tenha colhido detalhes sobre as bombas usadas no atentado à Maratona de Boston, detonadas em 15 de abril de 2013. Na ocasião, os explosivos foram acondicionados em panelas de pressão e explodiram, deixando três mortos e 264 feridos.


Henrique morava com o avô, no Lago Norte. Os policiais encontraram na casa do jovem cinco quilos de nitrato de amônio somados a pregos e outras substâncias colocados em uma panela de pressão serviriam para formar uma bomba com alto poder destrutivo, chamada “Anfo” – acrônimo do inglês Ammonium Nitrate / Fuel Oil.

Dois artefatos semelhantes foram usados no atentado à Maratona de Boston. Eles estavam em panelas de pressão repletas de pregos e outros pedaços de metal. Com a detonação, esses materiais tornam-se projéteis, como balas de arma de fogo, lançados em várias direções.

Fonte: Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp