O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a notificação de cerca de 4 milhões de aposentados e pensionistas que ainda não realizaram a prova de vida obrigatória. A comunicação está sendo feita por meio dos bancos responsáveis pelo pagamento dos benefícios.
De acordo com o INSS, as mensagens foram enviadas apenas para os segurados cuja comprovação de vida não pôde ser feita automaticamente pelo sistema. Esses beneficiários têm 30 dias, contados a partir da data da notificação, para regularizar a situação e evitar o bloqueio do pagamento.
Ao acessar o benefício, o segurado é avisado da pendência diretamente na tela do caixa eletrônico. Caso não utilize o equipamento, é possível verificar a situação no aplicativo ou site Meu INSS, no campo específico da prova de vida.
A comprovação pode ser feita de forma digital, por reconhecimento facial no Meu INSS ou no aplicativo do banco, quando disponível. Também é possível comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento.
A obrigatoriedade da prova de vida foi alterada em 2022, com a publicação da portaria nº 1.408. Desde então, o processo passou a ser feito de forma automática, por meio do cruzamento de dados biométricos e registros em órgãos públicos, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a rede bancária. Segundo o INSS, cerca de 94% dos beneficiários já têm a comprovação feita automaticamente.
Dos 36,9 milhões de segurados em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados até agosto. Os demais estão sendo convocados para realizar o procedimento.
Mesmo com o sistema automatizado, o INSS afirma que, em alguns casos, não é possível confirmar a vitalidade do segurado. Nesses casos, a realização manual da prova de vida é necessária.
O instituto alerta ainda para a ocorrência de golpes. O INSS não faz ligações, não envia cartas, SMS ou mensagens pedindo dados pessoais, nem envia representantes para realizar a prova de vida. Em caso de dúvidas, o segurado deve buscar informações nos canais oficiais do órgão.
As informações são do Notícias ao Minuto





