A partir dese sábado (1º), mais de 160 instituições financeiras iniciam um mutirão nacional de renegociação de dívidas. A ação é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), pelo Banco Central, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e por Procons de diferentes estados.
O objetivo é oferecer condições especiais para consumidores que possuem dívidas em atraso em modalidades como cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outros tipos de crédito. Entre as possibilidades estão descontos, parcelamentos e redução de juros. O mutirão ocorrerá até o final de novembro.
Segundo a Febraban, a mobilização busca facilitar o contato entre cliente e banco, além de incentivar práticas de educação financeira. De acordo com o diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da entidade, Amaury Oliva, a iniciativa disponibiliza orientações para que o consumidor avalie sua situação e planeje o pagamento.
Os interessados poderão solicitar a renegociação diretamente com a instituição credora ou pelo portal Consumidor.gov.br. Nos Procons que aderirem à ação, haverá atendimento presencial. Para pessoas superendividadas, será necessário apresentar um plano de pagamento.
O mutirão acontece em um cenário de aumento da inadimplência no país. Em setembro, o índice de famílias com contas em atraso atingiu 30,5%, o maior patamar da série iniciada em 2010, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Com informações do Estadão É Investidor





