A Caixa Econômica Federal iniciou a distribuição do vale-recarga do Programa Gás do Povo, que passa a substituir o Auxílio Gás. Cerca de 1 milhão de famílias poderão realizar gratuitamente a recarga do botijão de 13 kg em revendas credenciadas nas capitais Salvador, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre e São Paulo.
O novo benefício permite que a retirada seja feita diretamente nos pontos de venda, sem intermediários. No momento da recarga, o responsável pela família poderá validar o auxílio utilizando cartão com chip do Bolsa Família e senha, cartão de débito da Caixa ou CPF acompanhado do código enviado ao celular cadastrado. A verificação será feita em sistema eletrônico instalado nas revendedoras participantes.
A seleção dos beneficiários é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Entre os critérios estão inscrição no Cadastro Único, renda per capita de até meio salário mínimo, cadastro atualizado há pelo menos 24 meses e prioridade para famílias já contempladas pelo Bolsa Família.
O Gás do Povo é a nova política federal voltada a ampliar o acesso ao gás de cozinha. A previsão é beneficiar até 15 milhões de famílias até março de 2026, em transição gradual do modelo anterior. As revendedoras interessadas podem aderir ao programa desde outubro, desde que estejam cadastradas na ANP, regularizadas na Receita Federal, tenham conta jurídica na Caixa e aceitem pagamentos pela máquina “azulzinha”.
Para consultar se têm direito ao vale-recarga, os usuários podem acessar o aplicativo Meu Social, o Portal Cidadão Caixa ou ligar para o telefone 0800-726-0207. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo número 121, pela plataforma FalaBR ou pelo SAC da Caixa (0800-726-0101).
As informações são da Agência Brasil





