Termina nesta segunda-feira (29) o prazo para saque do abono salarial de 2025. Têm direito ao benefício os trabalhadores que atuaram com carteira assinada em 2023 e receberam, em média, até dois salários mínimos no período.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), quem não sacar o valor até o fim do prazo deverá aguardar uma convocação especial da pasta para ter acesso ao benefício, que é pago com recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Segundo balanço divulgado pelo MTE na semana passada, 141.628 trabalhadores ainda não haviam sacado o abono salarial. O montante disponível para retirada soma R$ 145,7 milhões. No calendário de 2025, 26.537.809 trabalhadores têm direito ao benefício, dos quais 26.396.181 já receberam os valores, o que representa 99,47% do total. Ao todo, mais de R$ 30,7 bilhões foram pagos.
O abono salarial é referente ao ano-base de 2023 e inclui, ainda, revisões de pagamentos dos cinco anos anteriores. A consulta ao benefício pode ser feita por meio da Carteira de Trabalho Digital, disponível em aplicativo e site, e pelo portal Gov.br.
Para ter direito ao abono, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, ter recebido até dois salários mínimos de remuneração média mensal, ter exercido atividade remunerada por no mínimo 30 dias no ano-base e ter os dados corretamente informados pelo empregador no eSocial. Empregados domésticos e jovens aprendizes não têm direito ao benefício.
O pagamento do PIS, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, é realizado pela Caixa Econômica Federal. O valor pode ser creditado em conta corrente ou poupança, em conta digital pelo aplicativo Caixa Tem ou sacado em agências, lotéricas e outros canais. Já o Pasep, pago a servidores públicos, militares e empregados de estatais, é depositado pelo Banco do Brasil, com opção de crédito em conta, transferência via Pix ou TED, ou saque presencial para não correntistas.
O calendário de pagamento do abono salarial de 2025 começou em 17 de fevereiro e segue até esta segunda-feira, com datas escalonadas conforme o mês de nascimento do trabalhador. Em caso de dúvidas, os canais de atendimento disponíveis são o telefone 158, as Superintendências Regionais do Trabalho e o serviço Facilita Brasil.
Com informações do Notícias ao Minuto





