ECONOMIA

Alerta do INSS: segunda parcela do 13º pode vir menor para aposentados e pensionistas

A segunda parcela do 13º salário paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social pode chegar com valor reduzido para aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Previdência Social em 2026. O alerta foi feito pelo próprio sistema previdenciário e envolve descontos obrigatórios aplicados na etapa final do pagamento.

Diferentemente da primeira parcela, que normalmente é depositada sem retenções, a segunda parte do benefício pode sofrer descontos de Imposto de Renda e outras contribuições previstas em lei, dependendo da situação fiscal de cada segurado.

O calendário de antecipação do 13º seguirá o modelo adotado nos últimos anos. A primeira parcela será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda está prevista para o período entre 25 de maio e 8 de junho. Os depósitos seguem o número final do benefício e a faixa de renda dos segurados.

O pagamento é destinado exclusivamente a aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS. Pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao abono anual.

Para quem começou a receber o benefício ao longo do ano, o valor do 13º é calculado proporcionalmente ao período de recebimento.

Segundo o governo federal, a antecipação do 13º busca ajudar no planejamento financeiro das famílias e movimentar a economia. O benefício é considerado um reforço importante no orçamento dos segurados da Previdência Social.

Os aposentados e pensionistas podem consultar os valores e detalhes do pagamento pelo aplicativo ou site do Meu INSS. O governo também alerta para golpes envolvendo falsos comunicados e reforça que não solicita dados pessoais por mensagens ou links fora das plataformas oficiais, como o Gov.br.

Com informações do Mix

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo