O principal indicador da bolsa paulista, a B3, fechou em queda nesta quinta-feira (16), com investidores preocupados com o cenário político e o crescimento fraco da economia.

O Ibovespa caiu 1,75%, a 90.024 pontos – na menor pontuação do ano, e a mais baixa desde dezembro. Veja mais cotações. Já o dólar fechou em R$ 4,0352, maior cotação desde setembro.

Cenário local e externo

O ambiente político no país tem adicionado desconforto aos negócios, conforme uma série de notícias traz à tona investigações envolvendo pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro, em um pano de fundo com protestos em várias cidades do país contra cortes na educação, destaca a Reuters.

“O ruído atrapalha na articulação política em Brasília e preocupa o mercado que lê isso como sinais de potenciais atrasos no andamento da reforma da Previdência”, destacou a equipe da XP Investimentos, em nota a clientes.

“Isso tumultua o processo”, afirmou à Reuters o chefe da mesa de renda variável do BTG Pactual digital, Jerson Zanlorenzi.

Ao mesmo tempo, números mais fracos de atividade têm corroborado perspectivas mais sombrias sobre o ritmo da economia brasileira. Pesquisa Focus nesta semana mostrou que a expectativa de crescimento do PIB já está em 1,45%, mas há quem espere menos do que 1%, diz a Reuters.

O cenário externo também se complicou, conforme a reviravolta nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China adicionou temores sobre os potenciais efeitos no ritmo da economia global, que também passa por processo de desaceleração.

Nesta quinta-feira, contudo, Wall Street fechou no azul, encontrando suporte em resultados corporativos, notadamente os números do Walmart e da Cisco Systems, além de dados melhores sobre novas moradias nos EUA. O S&P 500 avançou 0,9%.

Destaques

A Vale caiu 3,2%, revertendo ganhos de boa parte da sessão quando acompanhou papéis de mineradoras em pregões europeus. A empresa comunicou o Ministério Público de Minas Gerais nesta quinta-feira que o talude de mina em Barão de Cocais pode se romper a partir de domingo, podendo ocasionar a ruptura também da Barragem Sul Superior.

A ação preferencial do Itaú perdeu 1,3% e a do Bradesco, 1,2%, reflexo do sentimento mais negativo no país, com Banco do Brasil cedendo 3,1%.

O papel preferencial da Petrobras encerrou em baixa de 2,4%, mesmo com a elevação dos preços do petróleo no mercado internacional, também afetada pelo clima adverso nos negócios.

A Embraer caiu 3,9%, no segundo pregão seguido de queda forte, após divulgar na quarta-feira que ampliou o prejuízo no primeiro trimestre, reflexo da queda na receita causada por menos entregas de aviões no período.

A Gol recuou 7,4% com alta do dólar frente ao real e delação premiada de sócio da companhia envolvendo pagamento de propinas a políticos. No setor, a Azul caiu 3,8%.

Na ponta positiva, a Marfrig saltou 7,9%, após reverter prejuízo e fechar o primeiro trimestre com lucro, apoiada sobretudo em melhores preços nas operações da América do Norte. As ações do setor de proteínas têm se beneficiado de expectativas de demanda maior devido ao surto de febre suína africana na China. JBS subiu 3,1% e BRF avançou 1,7%.

Fonte: G1