O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou na tarde desta terça-feira (17) que irá suspender as visitas domiciliares para coleta de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). A medida foi adotada diante da necessidade do país de conter a disseminação do coronavírus.

É por meio da Pnad que o IBGE produz os principais indicadores do mercado de trabalho. Para ela, são visitados mais de 210 mil domicílios a cada trimestre – cerca de 70 mil por mês – distribuídos por mais de 3,5 mil municípios do país. Ao todo, mais de 2 mil agentes de pesquisa são envolvidos na coleta.


Em nota, o IBGE informou que está estuda alternativas para manter a realização da pesquisa sem a necessidade de fazer visitas domiciliares.

“Toda e qualquer opção ou possibilidade será antes testada e validada para assegurar os padrões de qualidade e excelência do corpo técnico do IBGE, buscando preservar a série histórica dos dados”, destacou o instituto.

A Pnad Contínua é a única pesquisa com entrevista domiciliar realizada atualmente pelo IBGE. Segundo a assessoria do instituto, as demais pesquisas econômicas são realizadas por meio de contato telefônico ou internet e estão mantidas.

Os últimos resultados divulgados pelo IBGE da Pnad Contínua são do trimestre terminado em janeiro, quando o país registrou taxa de desemprego de 11,2%, atingindo 11,9 milhões de trabalhadores. Também foi observado recorde do número de brasileiros fora da força de trabalho – 65,7 milhões.

Para o trimestre terminado em fevereiro a coleta já foi concluída e os resultados serão divulgados no dia 31 de março.

Cronograma do Censo será alterado

No mesmo comunicado, o IBGE informou que irá anunciar, em breve, o novo cronograma do Censo Demográfico. As inscrições para o concurso de recenseadores, com mais de 208 mil vagas, seguem abertas até o dia 24 de março. As provas estão previstas para os dias 17 e 24 de maio e a expectativa era de que a coleta tivesse início em agosto.

Fonte: G1

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp

Tag