Em decorrência da pandemia da Covid-19 bem como pela instabilidade econômica ao qual o país vem enfrentando, diversos estados e municípios vem adotando a medida do Vale Gás para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que estão inscritas no programa Bolsa Família.

O gás de cozinha é um dos itens com maior aumento desde o ano passado, sendo quatro altas somente este ano de 2021. Existem ainda regiões onde as famílias precisam desembolsar cerca de R$ 150 para conseguir comprar o gás de cozinha, logo, muitas famílias estão na condição de comprar o gás ou de comprar o alimento.


Dentre os governos estaduais que estão liberando a medida, o pioneiro foi Governo do Ceará que disponibilizou em um primeiro lote mais de 130 mil tíquetes em abril para mais de 184 municípios do estado.

Além disso, o segundo lote começou a ser distribuído na última segunda-feira (17). Para consultar se sua cidade está oferecendo o benefício, é necessário buscar contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.

O Estado do Maranhão também começa a conceder o vale-gás a população, o processo de triagem vem sendo feito pelos gestores estaduais, priorizando aqueles com renda zero e os demais em vulnerabilidade. Cada pessoa aceita passa a ter direito a três cargas, o que equivale a um botijão de gás de 13 quilos.

Cuidado com falsas informações

Diante do cenário de pandemia, bem como de estados e municípios adotarem o vale-gás, diversas notícias falsas tem sido espalhadas, principalmente através de aplicativos de mensagens sobre a liberação do vale em sua cidade ou estado.

O Ministério da Cidadania não possui nenhum programa que oferece o vale-gás, a medida está sendo liberada pelos governos e municípios de forma independente, logo, os cidadãos precisam buscar orientação com a prefeitura ou Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para verificar se o programa está disponível em sua localidade.

Cuidado para não cair em golpes e ter os seus dados roubados, lembre-se procure sempre um órgão confiável e competente do seu estado e município para verificar a possibilidade de contar com o benefício.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp