Desde o início do ano os trabalhadores esperam pelo saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), referente ao saque emergencial que ocorreu em 2020 e permitiu que os trabalhadores pudessem resgatar até um salário-mínimo das contas vinculadas ao contrato de trabalho.

A medida foi anunciada no final do ano passado para ocorrer em 2021, contudo, o Ministério da Economia, confirmou através de nota que não haverá saque-emergencial este ano.


Apesar de ser uma notícia muito ruim aos trabalhadores, existe ainda uma boa opção de saque do FGTS para este ano, que se trata do saque-aniversário, modalidade está que m trabalhador decide ou não por receber.

Na modalidade do saque-aniversário, o trabalhador pode resgatar anualmente uma parte do saldo do FGTS, e como o próprio nome diz, é possível receber no mês de aniversário do trabalhador.

Saque-aniversário

O saque-aniversário é uma modalidade optativa, ou seja, é o trabalhador quem decide se quer ou não receber parte do FGTS todos os anos. A modalidade, no entanto possuí algumas particularidades que precisam ser ditas, antes do trabalhador aderir.

O trabalhador que opta por receber parte do saldo anualmente no mês de aniversário, perde direito de receber o FGTS em caso de demissão sem justa causa. Contudo, a multa de 40% sobre o saldo continua sendo direito do trabalhador mesmo que tenha optado pelo saque-aniversário.

Outro ponto que precisa ser bem claro é que caso o trabalhador que tenha aderido ao saque-aniversário se arrependa da decisão e queira voltar para o saque-rescisão, só poderá ter acesso ao mesmo no 25º mês após voltar para o saque-rescisão, ou seja, será necessário esperar dois anos e um mês para voltar a ter acesso à opção tradicional.

Como aderir

A adesão do saque-aniversário ocorre até o último dia do mês de aniversário do trabalhador. Neste caso, você deve acessar o aplicativo do FGTS ou o site fgts.caixa.gov.br.

Depois, clique na opção “Meu FGTS” e, em seguida, acesse a aba “Opção Sistemática de Saque FGTS” e clique em “Optar”. O sistema também possibilita que você acesse o seu atual saldo e faça uma simulação do valor que poderá receber em 2021.

Mas atenção: se a opção a este saque acontecer a partir do mês seguinte ao do nascimento, o trabalhador começará a receber os valores no ano seguinte, ou seja, em 2022.

Caixa libera três anos de saque

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário podem receber até três anos de saque de uma vez só. A medida é possível através de um empréstimo liberado pela Caixa Econômica Federal, que utiliza o saldo do FGTS como garantia podendo assim liberar as melhores condições aos trabalhadores, até mesmo para quem tem nome sujo.

Condições do crédito e como aderir

Por se tratar de uma opção de crédito que utiliza o próprio FGTS como garantir, a Caixa disponibiliza excelentes condições, com as menores taxas de juros relativas ao crédito pessoal. Conheça as condições:

  • Taxa de juros mensal de: 0,99%;
  • Acumulado de juros por ano: 12,54%;
  • Valor mínimo para empréstimo: R$ 2 mil;
  • Antecipação: de até 3 anos do benefício.

Lembre-se que o crédito é possível apenas para aqueles que aderiram ao saque-aniversário. A contratação é super simples e ocorre de forma totalmente digital, sem necessidade de comparecimento a agência da Caixa. Os interessados no crédito podem fazer uma simulação e verificarem os valores para pedir ou não o crédito.

Veja como fazer solicitar

  1. Acesse o app FGTS ou o internet Banking da Caixa Econômica Federal;
  2. Escolha a opção da linha de crédito;
  3. Preencha a quantidade de parcelas e o valor que deseja solicitar de antecipação;
  4. Faça agora a simulação;
  5. Se você concordar com os valores, clique em “contratar”;
  6. Faça sua assinatura eletrônica;
  7. Salve o comprovante e pronto, pedido realizado.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp