Muitos trabalhadores que em um momento de pandemia estão em busca de receber uma grana extra ainda em 2021 podem contar com uma possibilidade de saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), a modalidade está disponível para aqueles que optarem pela modalidade do saque-aniversário.

Em resumo, o saque-aniversário é uma modalidade opcional, que o trabalhador escolhe ou não por fazer parte, onde o trabalhador recebe todos os anos uma parte do saldo das contas do Fundo de Garantia no mês de aniversário.

O saque-aniversário possui um calendário próprio, onde este ano já foi liberado o pagamento para nascidos de janeiro e a julho, e que contará agora  com a liberação para nascidos entre os meses de agosto e dezembro.

Antecipação de três anos de saque

A possibilidade de receber três anos de FGTS de uma vez, funciona através de um crédito liberado pela Caixa Econômica Federal, onde todo trabalhador que optou por receber o saque-aniversário, pode utilizar o saldo disponível como garantia de um empréstimo que permite ao trabalhador resgatar de uma vez só, três anos de saque-aniversário.

Como se trata de um crédito, possui alguns requisitos, bem como também passa por uma análise de crédito, contudo, como o mesmo é um empréstimo que possui uma garantia, que no caso é o próprio saque-aniversário, a Caixa consegue liberar os valores até mesmo para trabalhadores com score de crédito baixo ou ainda para negativados.

As condições para o crédito são as seguintes:

  • Taxa de juros mensal de: 0,99%;
  • Acumulado de juros por ano: 12,54%;
  • Valor mínimo para empréstimo: R$ 2 mil;
  • Antecipação: de até 3 anos do benefício.

Para quem não entende muito de crédito, podemos adiantar que a liberação do empréstimo possui uma das menores taxas de crédito pessoal do mercado, tendo em vista que o empréstimo possui uma garantia, fazendo com que a Caixa libere melhores condições.

Como solicitar o crédito

Se você se encaixa nos pré-requisitos para solicitar o empréstimo FGTS, sendo ele, estar na opção de saque-aniversário, então basta seguir um passo a passo simples para realizar sua solicitação. 

  1. Faça uma solicitação de crédito no seu internet banking;
  2. Aprove dentro do aplicativo do FGTS que outros os bancos consultem seu saldo;
  3. Escolha os valores e períodos a serem antecipados, de acordo com as regras da instituição financeira que deseja;
  4. Insira sua assinatura eletrônica (senha) para confirmar. E pronto, um comprovante de solicitação aparecerá na tela do seu celular.

A grande vantagem é ter em mãos os valores do seu FGTS sem precisar esperar o próximo ano para sacar mais uma parcela do saque-aniversário. 

Além disso, essa é uma modalidade de empréstimo que não compromete seu orçamento mensal, pois o pagamento com juros é feito por meio da folha do FGTS. 

Então, anualmente, os valores serão descontados do saldo que estaria em sua conta disponível para o saque-aniversário. 

Calendário do saque-aniversário

Como dito no início do artigo, a Caixa Econômica Federal já disponibilizou o calendário de saque-aniversário. A estatal liberará cinco rodadas ainda em 2021, para os trabalhadores nascidos entre agosto e dezembro. Confira:

  • Nascidos em agosto — Recebem entre os dias 02/08 a 29/10;
  • Nascidos em setembro — Recebem entre os dias 01/09 a 30/11;
  • Nascidos em outubro — Recebem entre os dias 01/10 a 31/12;
  • Nascidos em novembro — Recebem entre os dias 01/11 a 31/01/2022;
  • Nascidos em dezembro — Recebem entre os dias 01/12 a 28/02/2022.

Fonte: Jornal Contábil