Após mais de um ano de interrupções e bloqueios intermitentes, a indústria de eventos enfrenta um mundo que mudou drasticamente. Acima e além do distanciamento social e das medidas sanitárias, esse setor enfrenta um futuro incerto que se estende desde os fundamentos da produção até a economia do consumo.

No entanto, com o avanço das campanhas de vacinação e a flexibilização de algumas medidas restritivas, o cenário aos poucos começa a se estabilizar.

Inclusive, algumas Prefeituras como a de São Paulo já estudam e programam eventos testes para retomada da vida ao “normal”.

E para atender a todos os novos protocolos e manter os níveis de qualidade, a busca por serviços terceirizados deverá aumentar, o que vai, direta e indiretamente, impulsionar a economia local e nacional. 

O que são eventos teste

Tratam-se de eventos que buscam compreender de que maneira, aos poucos, a vida cotidiana comum poderá ser retomada. Esses eventos permitem aglomeração de pessoas com algumas restrições ainda.

O uso de máscara ou não, quantidade de pessoas por metro quadrado e limitação de capacidade são exemplos de restrições que podem ser impostas.

A finalidade desses eventos, para além de preparar a sociedade para voltar ao normal, é obter dados da circulação do vírus, mesmo entre pessoas já vacinadas. Isso ajudará o governo a entender como manter o controle sobre o vírus e evitar o surgimento de novas ondas de contágio. 

Provedores de serviços serão fundamentais

Embora exista a possibilidade dos eventos testes serem organizados por responsáveis das prefeituras e estados, os serviços terceirizados trazem uma equipe de especialistas que se valem de uma riqueza de experiências para aumentar a capacidade de realizar um evento de primeira classe. 

No futuro, conforme o mundo se abre novamente, serviços especializados procurarão fornecer habilidades mais abrangentes para eventos presenciais.

Em última análise, eles estão permitindo que as pessoas criem espaços únicos onde podem se encontrar conforme as novas normas de saúde.

Terceirização será cada vez mais procurada 

Imagine o seguinte cenário: se sua empresa fica com a responsabilidade de conduzir um seminário para clientes internacionais importantes, há muito que você precisa gerenciar. 

Supervisionar tudo isso internamente não é fácil, tornando a terceirização uma opção segura para entregar resultados. A mesma lógica pode ser aplicada para o futuro do setor de eventos.

A terceirização de alguns serviços é a melhor opção, pois economiza tempo e dinheiro para sua organização e ajuda a evitar situações complicadas. 

Algumas tarefas que não são a função central de uma organização podem ser terceirizadas para que sejam gerenciadas com uma abordagem melhor. Alguns exemplos incluem: limpeza, segurança, geração de energia e divulgação.

Benefícios da terceirização de serviços

A principal razão pelo aumento da demanda por serviços terceirizados está relacionada com os inúmeros benefícios que esse tipo de decisão pode trazer. Alguns exemplos incluem:

Economiza tempo das empresas 

Planejar um evento corporativo de negócios pode ser muito estressante e ao focar no processo de gerenciamento, você pode deixar de se concentrar em outros detalhes que realmente importam (ainda mais com todas as novas medidas restritivas causadas pela pandemia de Covid-19).

Portanto, para evitar perder o foco do que realmente importa, é melhor terceirizar alguns serviços. Você pode contratar uma empresa experiente, que já participou de grandes eventos corporativos anteriormente. 

Isso permite que a empresa evite ficar presa em tarefas como seleção de local, negociação de contrato, hospedagem, marketing de eventos e libera tempo para se concentrar nas responsabilidades essenciais. 

Contabilidade

Como as despesas com alimentos, bebidas, funções pré e pós-evento podem variar de um evento para outro, uma contabilidade eficiente é muito importante. 

As empresas precisam ter certeza de que o parceiro para quem terceirizam tem uma boa imagem no mercado e é realmente confiável. 

Taxas ocultas e custos adicionais podem estourar os orçamentos rapidamente, especialmente quando o coordenador não tem o conhecimento do setor para evitar esses preços.

Quando o parceiro é responsável e possui um sistema contábil sólido, seus eventos são fenomenais e a empresa recebe relatórios antecipados sobre as despesas. 

Quando o negócio é atualizado a cada etapa, é fácil analisar as despesas, criando uma sensação de confiabilidade no parceiro.

Autoridade 

Por que evitar a terceirização quando você pode obter um parceiro de negócios que já tem anos de experiência em colaboração com hotéis, centros de convenções, fornecedores, provedores de tecnologia de conteúdo, agências de viagens, etc.? 

Serviços terceirizados podem trazer fornecedores confiáveis e acessíveis para o seu negócio, o que é difícil de encontrar para a equipe interna. 

Os terceiros têm o poder de obter melhores resultados para o seu negócio com o mesmo orçamento e, dessa forma, a terceirização também promete melhores retornos para o negócio. 

Profissionalismo garantido

Normalmente, a maioria das organizações tem um certo conhecimento de planejamento de eventos, mas quando se trata da execução do processo, é difícil cuidar de todas as operações.

É aqui que a terceirização ajuda! Eles trabalham para executar sua visão e podem sugerir ideias com base nas melhores práticas do setor e em seu conhecimento de sucessos anteriores.

Quando tem um parceiro terceirizado, você obtém ideias criativas, formatos de eventos comprovados, menos despesas e muitos mais benefícios. Esta é a razão pela qual a terceirização é considerada uma opção segura. 

Rumo ao “novo normal”

À medida que o mundo reabre após a vacinação e a flexibilização das restrições do coronavírus, os eventos presenciais, com certeza, ressurgirão. O sucesso dos testes iniciais será vital nessa retomada.

E para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível, os serviços terceirizados serão fundamentais. Seja na limpeza, na divulgação ou simplesmente no aluguel de gerador, contar com um parceiro que é especialista em seu negócio pode fazer a diferença para a boa execução dos eventos do futuro

Embora a COVID-19 tenha tido um impacto significativo sobre os acordos terceirizados no curto prazo, é esperado ver uma demanda forte e crescente no longo prazo como parte das atividades de adaptação a esse novo cenário.