O vale-gás, no valor de R$ 52, começou a ser pago hoje no Brasil. O valor é um direito das famílias que recebem o Auxílio Brasil e estão no Cadastro Único (CadÚnico). Para as comunidades atingidas pelas chuvas em Minas Gerais e na Bahia, o pagamento foi antecipado em dezembro do ano passado.

Para saber a sequência de recebimento é preciso conferir o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Recebe primeiro quem tem final 1. Segundo dados do governo, nesta primeira etapa 5,47 milhões de famílias vão receber o vale-gás.

Vale-gás

Os valores do vale-gás vão ser repassados às famílias por meio do cartão e senha do Auxílio Brasil. Quem ainda tem dúvida de quando vai receber pode fazer a consulta por meio do aplicativo Caixa Tem ou também pelo telefone 111.

O calendário segue até 31 de janeiro, para quem tem NIS de final zero. Segundo dados do Ministério da Cidadania, o investimento no auxílio só no mês de janeiro vai ser de mais de R$ 285 milhões.

O vale-gás foi um benefício criado para ajudar as famílias diante dos constantes aumentos no preço do botijão de 13 quilos. Assim, o vale paga o correspondente a 50% do preço médio do botijão.

Para chegar ao valor final são analisados os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De acordo com o Ministério da Cidadania, a maior parte das famílias está no Nordeste do Brasil. São cerca de 2,74 milhões de beneficiários só nessa região.

Para garantir o acesso ao vale-gás é preciso estar com todos os dados atualizados no CadÚnico. É exigido que a família tenha renda familiar igual ou menor a meio salário mínimo por pessoa.

Entra na lista também as famílias que tem algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e não tenha condições de manter a família.

Outro detalhe é que segundo o governo federal, as famílias não precisam fazer um cadastro para receber o vale-gás. Já que o benefício é pago automaticamente às famílias que se enquadrem nos requisitos do programa.

Vale lembrar que as senhas e cartões que são usados para o recebimento do Auxílio Brasil são os mesmos para o Vale-gás.

Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br