A partir desta segunda-feira dia, 7, o Banco Central (BC) libera a consulta e resgate de dinheiro esquecido nos bancos. Estima-se que serão pagos 4 bilhões a 28 milhões de clientes, cerca de 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas.

Leia também: Dinheiro esquecido: veja quando será possível fazer o saque dos valores

As consultas e pedidos de resgate para pessoas nascidas antes de 1968 serão feitos entre os dias 6 e 14 de março, o mesmo ano vale para consultas de empresas criadas no mesmo ano.

Até o último dia 25 de fevereiro, cerca de 116.808.865 de clientes, entre pessoas físicas e empresas, já tinham feito consultas para descobrir se têm algum dinheiro esquecido. Segundo o Banco Central, 25,9 milhões de contas de pessoas físicas e 253 mil contas de empresas tinham algum valor a receber e outras 90,6 milhões de pessoas não tinham nada. 

Calendário: as consultas e os pedidos de resgate dos valores esquecidos devem seguir um calendário, seguindo a data de nascimento ou ano em que a empresa foi criada. Confira abaixo.

Ano de criação da empresa, ou de nascimentoConsultas e resgateRepescagem para quem perder a data agendada
Anterior a 19687 a 11/0312/03
Entre 1968 e 198314 a 18/0319/03
Depois 198321 a 25/0326/03

Saiba como consultar valores e pedir resgate

Para aqueles que já fizeram a consulta inicial, para saber se tem ou não dinheiro a receber, já foi informada uma nova data para retornar ao site do valores a receber.bcb.gov.br.

E aqueles que ainda não fizeram sua primeira consulta, devem fazer o mais rápido possível. Para isso, é só acessar o site acima e fazer uma consulta rápida e fácil, somente usando seu número de CPF e data de nascimento. E caso tenha valores a receber, você deve acessar uma conta gov.br, nível prata ou ouro.

E se perder a data de pedir resgate?

A consulta inicial pode ser feita a qualquer momento, segundo o BC. Mas se caso o cliente não acessar de novo no período informado pelo site, o cliente terá de voltar no sábado de repescagem, na data informada no calendário acima.

O horário de repescagem será o dia todo, das 4h às 24h. E se por ventura o cliente perder a data de repescagem, poderá solicitar o resgate do valor a partir do dia 28 de março de 2022. Caso venha a perder todas as datas informadas, para solicitar ou resgatar seu dinheiro, não se preocupe, seu saldo ainda continuará guardado até que você solicite.

Fonte: Edital Concursos