O Banco Central anunciou mais cedo nesta semana que decidiu adiar a implementação da segunda fase do Sistema de Valores a Receber. O início da etapa estava prevista para o dia 2 de maio, e ela incluiria uma série de mudanças em relação à primeira.

Apesar de ainda não haver uma nova data, muitos usuários terão a oportunidade de encontrar dinheiro “esquecido” em instituições financeiras. O BC estima que serão devolvidos cerca de R$ 4 bilhões para 1,6 milhão de pessoas físicas e empresas.


Mesmo quem já encontrou valores na rodada atual pode fazer uma nova consulta na segunda fase. Serão adicionados sete novos tipos de recursos, sendo eles:

  • Tarifas cobradas de forma indevida, previstas ou não em contratos e termos do BC;
  • Parcelas ou obrigações relacionadas às operações de crédito cobradas de forma indevida, não previstas anteriormente por meio de contratos e termos;
  • Contas de pagamento poupanças ou correntes encerradas com saldo disponível;
  • Contas que mantidas por distribuidoras de títulos e corretoras ou valores mobiliários encerrados, com saldo disponível;
  • Entidades que possuem liquidação extrajudicial;
  • Fundo Garantidor de Créditos;
  • Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Funcionamento da 2ª fase

A grande novidade da próxima fase do dinheiro esquecido é o fim do agendamento. Até o momento, o usuário precisa acessar o portal, agendar uma data e horário de retorno, e retornar ao site. Só então ele consegue solicitar a transferência do saldo.

Na segunda etapa, será possível resgatar o dinheiro já na primeira consulta. Basta informar o CPF ou CNPJ, a data de nascimento ou de criação da empresa, além da senha cadastrada no portal gov.br. O prazo para devolução via Pix é de até 12 das úteis.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp