Um novo saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começou a ser liberado nesta quarta-feira, 4. Trabalhadores nascidos em março podem sacar até R$ 1 mil por meio do saque extraordinário do FGTS.

Caixa Econômica Federal realiza o depósito do dinheiro em conta poupança digital, a mesma usada para o pagamento de benefícios previdenciários e sociais. Para movimentar o dinheiro, o beneficiário deve baixar e acessar o aplicativo Caixa Tem.


A plataforma permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone, etc) e também a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. Outra forma de usar o dinheiro do FGTS é sacando-o em caixas eletrônicos ou transferindo o montante para contas de outros bancos.

No geral, a previsão é liberar cerca de R$ 30 bilhões para aproximadamente 42 milhões de pessoas com direito ao saque. A liberação dos recursos segue o cronograma baseado no mês de nascimento. A última etapa a ser liberada é para os nascidos em dezembro, no dia 15 de junho.

Calendário de pagamentos do saque extraordinário do FGTS

Confira a seguir a data de liberação dos recursos conforme o mês de nascimento do trabalhador:

Mês de nascimentoData da liberação
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março4 de maio
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro1º de junho
Novembro8 de junho
Dezembro15 de junho

Como consultar o FGTS?

Para descobrir se receberá o dinheiro em conta automaticamente, o trabalhador precisa fazer uma consulta. Essa etapa está disponível no site da Caixa ou por meio do aplicativo FGTS. No caso do app, é possível consultar valores, atualizar os dados, além de desfazer o depósito automático do crédito.

Como sacar o FGTS extraordinário?

A movimentação do valor do saque FGTS 2022 só pode ser feita, a princípio, por meio do app Caixa Tem. Como dito anteriormente, os recursos podem ser usados para o pagamento de contas, em compras virtuais ou transferidos para outros bancos.

Após o depósito na conta poupança digital, as quantias do FGTS ficam disponíveis até 15 de dezembro. Depois dessa data, se não houver movimentação do dinheiro, ele retornará automaticamente para a conta vinculada do trabalhador.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp