O preço da gasolina vendida nos postos brasileiros apresentou queda média de 0,47% desde a última terça-feira, 16. Um dia antes, a Petrobras anunciou um corte de 4,8% no valor do combustível em suas refinarias, o terceiro desde o fim de julho.

Segundo o Índice de Preços Ticket Log (IPTL), o litro da gasolina é vendido a uma média de R$ 5,72 no país, contra R$ 5,75 nos dias anteriores ao anúncio.


“Quando comparamos os três últimos reajustes anunciados e o impacto de cada um no preço médio da gasolina (…) é possível identificar que a redução mais expressiva foi a de 19 de julho, em que o recuo chegou a 0,92%, somado à isenção do ICMS que ainda estava sendo replicada nas bombas”, explica Douglas Pina, Diretor-Geral da Edenred Brasil.

O resultado é semelhante ao obtido após as reduções realizadas em 28 de julho e de 15 de agosto, quando os preços caíram 0,43% e 0,47%, respectivamente. Somando as quedas desde a data do primeiro dos três cortes, o recuo médio é de 7,99%.

Já na comparação com o fechamento da primeira quinzena de agosto, a gasolina está custando 2,72% menos. Frente ao encerramento de julho, a redução média é de 12%.

“É preciso aguardar o comportamento dos preços nos próximos dias, mas o mais provável é que o preço médio da gasolina continue apresentando queda”, completa o executivo.

O IPTL é um levantamento de preços realizado pela Ticket Log, marca da Edenred Brasil. O índice considera dados colhidos em 21 mil postos credenciados de todo o país.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp