Milhões de trabalhadores podem receber uma boa grana com a revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A correção é tema de uma ação que aguarda julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal).

Se for aprovada, cada cidadão terá acesso a um retorno médio de R$ 10 mil. Esse valor é resultado de uma mudança na taxa usada para calcular os juros gerados pelos recursos presentes nas contas vinculadas.

Atualmente, os 8% do salário depositados mensalmente pelo empregador são corrigidos pela Taxa Referencial (TR), que está zerada. O objetivo da revisão é trocá-la por um índice capaz de acompanhar a inflação, como o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Dessa forma, o FGTS não perderia valor com o passar do tempo, já que seria corrigido de acordo com o aumento dos preços dos produtos e serviços no país. Analistas acreditam que a mudança pode gerar um bom dinheiro para quem tem ou já teve saldos mais altos nas contas.

Como solicitar a revisão?

A troca do índice que corrige o fundo de garantia ainda depende da aprovação do STF. Enquanto isso, todos os processos abertos por trabalhadores que querem a revisão estão parados aguardando uma decisão da Corte.

Caso os ministros sejam favoráveis aos cidadãos, todo mundo que trabalhou com carteira assinada desde de 1999 estará apto a receber. Contudo, eles podem decidir que apenas quem entrou com uma ação terá direito de fato, então é importante procurar a Justiça.

Para descobrir se vale a pena ou não abrir um processo pedindo a revisão do FGTS, o interessado pode simular o valor a ser recebido no site LOIT FGTS. Vale lembrar que o limite é de 60 salários mínimos.

Fonte: Edital Concursos Brasil