O Brasil está “roubando” parte das vendas de soja dos Estados Unidos para a China. O país asiático passou a comprar mais a mercadoria brasileira em detrimento à baixa na produção estadunidense, devido à seca no rio Mississippi e a alta do dólar.

O baixo nível do rio elevou o preço de exportação da soja dos EUA, uma vez que como nível de água baixo as barcaças no caminho percorrido pela soja norte-americana são paralisadas, encarecendo o frete interno do produto. Com isso, parte da demanda chinês é direcionada para o mercado brasileiro.


Somente no mês de novembro, seis navios de soja foram comprados pela China, sendo três estadunidenses e três brasileiros, de acordo como economista chefe da área de commodities da StoneX, Arlan Suderman. Historicamente, o país asiático comprava quase exclusivamente com os Estados Unidos, que oferecia a soja mais barata nesta época do ano.

O movimento atípico pode reduzir as exportações americanas e aumentar os estoques de passagem nos EUA, contribuindo para o cenário de baixa nos preços futuros do produto na Bolsa de Chicago, já desenhado pela demanda mais enfraquecida da China este ano e pela expectativa da colheita recorde no Brasil a partir do mês de janeiro de 2023.

Fonte: Bnews

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp