O próximo calendário de pagamento do Auxílio Brasil começa no dia 17 de novembro, mas muitos beneficiários já estão de olho no aplicativo para consultar o valor da próxima rodade. Para surpresa de alguns, a ferramenta indica que haverá redução no benefício.
O desconto observado por parte dos aprovados é resultado da contratação do crédito consignado criado pelo governo federal em outubro. Milhares de cidadãos contrataram empréstimos sem se informar corretamente sobre o funcionamento da modalidade.
Para quem teve o consignado aprovado, a parcela do Auxílio Brasil será depositada com desconto todos os meses, até que a dívida seja completamente quitada. Isso ocorre porque, nesse tipo de crédito, o abatimento das parcelas é feito direto na folha de pagamento do benefício.
Em uma postagem no Twitter, uma usuária mostra como está o extrato de quem contratou o empréstimo:
Críticas
Antes mesmo do lançamento da modalidade, especialistas criticaram a decisão do governo de oferecer empréstimos usando o benefício social como garantia. Para muitos, a medida poderá agravar o endividamento da população mais pobre.
Sob essa mesma justificativa, grandes bancos como Bradesco e Itaú resolveram não oferecer o consignado do Auxílio Brasil. A Caixa Econômica Federal é a única grande instituição do país que opera a linha. Abaixo, veja críticas de cidadãos que se opõe à novidade:
Fonte: Edital Concursos Brasil