A auxiliar de disciplina da rede municipal de ensino de Camaçari, Simone Pinto da Silva, 34 anos, moradora do bairro Ponto Certo, troca produtos recicláveis por alimentos desde que a Casa so+ma, patrocinada pela Braskem, foi instalada no Centro Comercial de Camaçari, em setembro de 2021. Ela não apenas recolhe os resíduos recicláveis de casa, mas também coleta e dá destinação correta para o plástico, papel, papelão e outros materiais separados na unidade escolar onde trabalha. E não para por aí. Atuando como multiplicadora, incentiva família, colegas e vizinhos a fazerem o mesmo. Nesta quarta-feira, 17, Simone comemora o Dia Internacional da Reciclagem com o seu exemplo. Em 20 meses, ela já arrecadou quase quatro toneladas de resíduos recicláveis.

“Antes jogava as coisas no lixo mesmo, mas com a chegada da Casa so+ma em Camaçari percebi que podia trocar resíduos recicláveis por alimentos, produtos de higiene e outros produtos, contribuindo com o meio ambiente também. Além de ajudar bastante no orçamento, com os alimentos que consigo trazer para casa, estou ensinado meus filhos a fazerem a coisa certa, para não jogar esses materiais na rua. Inclusive, comecei a falar com colegas e diretoras de outras escolas para fazerem o mesmo e participarem do projeto”, descreve Simone.

Ela integra uma das 1.534 famílias beneficiadas com a unidade da Casa so+ma, em Camaçari, que já recolheu cerca de 120 toneladas de resíduos sólidos e entregou mais de 4,7 mil recompensas desde sua implantação. A dinâmica da ação funciona da seguinte forma: por meio da entrega de resíduos, a comunidade local acumula pontos que são trocados por benefícios: alimentos, produtos de higiene, cursos ou doações para ONGs locais. A Casa so+ma também contribui para a inclusão social dos integrantes da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), para onde todo o resíduo coletado é entregue, dando assim destinação correta aos materiais. Nos quatro primeiros meses de 2023 já foram mais de 37 toneladas recolhidas.

“A atuação da Casa so+ma evidencia a importância da reciclagem, por meio da adoção do consumo consciente e do descarte correto, fortalecendo assim a economia circular. É um chamado à mudança de atitudes das pessoas, para que possamos construir um futuro mais sustentável”, destaca Graziela Vasconcelos, analista de Relações Institucionais da Braskem. Primeira unidade do programa na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Casa so+ma de Camaçari atende mais de 300 mil moradores da cidade, estimulando a adoção de novas práticas sustentáveis. A iniciativa é desenvolvida pela startup so+ma e conta ainda com suporte da Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).

“O programa so+ma vantagens traz uma espécie de endorfina onde a pessoa procura sempre contribuir, levando seu reciclável para uma Casa, pois o hábito mostrou que ela está contribuindo para a mitigação do aquecimento global. Em suma, nosso programa tem o objetivo de garantir uma ação efetiva para a mudança”, conta Claudia Pires, fundadora e CEO da so+ma.

Já o Ser+, outro projeto patrocinado pela Braskem e executado pelas Mãos Verdes, promove o fortalecimento da cadeia de reciclagem, com foco na inclusão social e na geração de renda. Por meio de cursos, assistência técnica, obras de infraestrutura e doação de equipamentos, duas cooperativas de Salvador (Cooperguary e Camapet) e uma de Camaçari (Coopmarc) elevam continuamente seus níveis de profissionalização. O resultado está na média mensal do volume comercializado, que passou de 39 para 65 toneladas, entre 2018 e 2022.

No início de maio, o programa capacitou 10 integrantes de cooperativas, que desenvolveram competências para trabalhar com gestão de processos, gerenciamento, controle e mensuração de indicadores, por exemplo. O curso teve duração de seis meses e contou com uma bolsa de estudos no valor de R$ 400,00. Além da Bahia, que teve três mulheres capacitadas, a ação foi promovida também nos estados de Alagoas, São Paulo e Rio Grande do Sul.