Auxílio Gás do Governo Federal foi criado com o intuito de minimizar os gastos das famílias de baixa renda com o gás de cozinha. Devido ao aumento do preço do botijão de gás nos últimos anos, o item acabou pesando no orçamento de diversas famílias, principalmente aquelas que possuem uma situação financeira mais delicada. Pensando em auxiliar esse grupo de brasileiros, o Governo criou o Auxílio Gás, disponibilizado a cada dois meses.

No entanto, mesmo com o repasse feito pelo Governo Federal, alguns estados criam ações constantes que possuem o mesmo intuito. Esse é o caso do governo do Espírito Santo, que anunciou a liberação de um vale-gás para os moradores do estado. Assim, o programa irá atender os moradores da região que precisem de ajuda financeira para poder comprar o botijão de gás.

Quem tem direito ao Vale-Gás Capixaba?

Segundo o decreto publicado nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial do Estado, novas famílias serão selecionadas bimestralmente para receber o benefício. Assim, o governo estadual irá realizar a revisão o Cadastro Único a cada dois meses para selecionar novas famílias para receber o benefício.

Conforme as diretrizes do programa, cada família beneficiada só poderá ficar no projeto pelo prazo máximo de 12 meses. Nesse período, elas poderão receber até seis parcelas do Vale-Gás, visto que ele será pago de forma bimestral. Para ter direito ao Vale-Gás Capixaba, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Famílias com crianças de até 6 anos;
  • Beneficiárias do Bolsa Família;
  • Famílias que se enquadram em situação de extrema pobreza, com renda per capita igual ou inferior a R$ 218;
    CPF do responsável deve estar regularizado na Receita Federal;
  • Não receber o Auxílio Gás pago pelo Governo Federal;
  • Responsável familiar deve ter informado todos os dados necessários para a abertura de uma conta bancária do Vale Gás Capixaba no CadÚnico.

Como será feito o pagamento do benefício?

O Vale Gás repassado pelo governo do Espírito Santo terá o valor de R$ 100, pago bimestralmente. A primeira parcela será paga no dia 29 de janeiro aos beneficiários selecionados.

Por fim, para receber o benefício, uma canta no Banestes deverá ser aberta em nome do beneficiário. Para isso, será necessário comparecer em uma agência do banco no dia 29 de janeiro para retirar o seu cartão de saque do benefício.