Uma moeda de 2 centavos do ano de 1975, se tornou uma raridade desde que deixou de ser vista em circulação. Para os colecionadores, ela é muito desejada! Por isso, se você tem o costume de guardar moedas em casa, pode ser o seu momento de faturar um dinheiro fácil.

Apesar de não ter valor monetário nos dias de hoje, a moedinha de 2 centavos está entre as procuradas do momento. Ela tem importância histórica e características únicas. Isso porque ela foi emitida como parte de uma edição comemorativa entre 1975 e 1978.

Moeda de 2 centavos é valiosa!

A moeda chama a atenção por ter um detalhe muito importante. Ela foi criada como uma homenagem a Food and Agriculture Organization (FAO). Nela está um pé de soja para simbolizar a contribuição do Brasil na redução da fome global.

A FAO é uma agência das Nações Unidas que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza. A moeda de 2 centavos de 1975 tem o símbolo da FAO no reverso, e a inscrição “Alimentos para o Mundo”. Ela foi cunhada com o objetivo de chamar a atenção para a fome global e para a importância do trabalho da organização.

Por ser vista como um símbolo dessa importante luta, assim como pela raridade dela no mercado, a moeda de 2 centavos se tornou tão valiosa para os colecionadores.

Segundo o Banco Central, a moeda tem diâmetro de 19mm, peso de 2.21g, e composição de aço inoxidável. O valor de compra da moeda depende do estado de conservação.

Por exemplo, pode ser avaliada como MBC (Muito Bem Conservada), Soberba (R$ 6,00) e Flor de Cunho (R$ 10,00). Essas classificações indicam o estado de conservação e, por isso, quanto mais conservada, mais valor ela tem.

Dessa forma, por ser uma moeda que presta uma importante homenagem, assim como pelo entendimento de que ela é uma relíquia histórica, encontrar uma moedinha dessa em casa pode te render dinheiro.

Fonte: Edital Concursos Brasil