Quem é a cabeça pensante da políticagem de Ipirá? Na minha opinião, Dió. Quem é o maior negociador político de Ipirá? O deputado Jurandy Oliveira. Quem é o pré-candidato da macacada 2020? Dudy. Quem é o pré-candidato da jacuzada 2020? O prefeito Marcelo Brandão, não tem outro. Esse é o tabuleiro de xadrez da políticagem de Ipirá com destaque para suas principais figurinhas carimbadas.

Vai uma pergunta para a macacada: Qual é o candidato jacu que a macacada quer enfrentar? A resposta que está na boca de todos: Marcelo Brandão. A macacada acha que vai ser uma baba ou sopa no mel.


Para a gente entender melhor: faltando um ano e dois meses para terminar o seu mandato, qual é a situação política do prefeito Marcelo Brandão? Melhor ou pior do que na campanha de 2016?

O prefeito Marcelo Brandão goza, neste momento, de um desgaste estratosférico na comunidade e o pior, no seu grupo. Eleito sob uma expectativa muito grande; era uma esperança fundada em supostas promessas e por ser um agente propagador e anunciador de novos tempos, mas aos poucos essa condição foi esvaziando-se e sobrou um prefeito com forte ranço oligárquico.

É um administrador amarrado a fortes compromissos familiares e atua como um ‘Iluminado Salvador’ de Ipirá. Mostrou-se, na prática, refratário à participação popular na sua gestão, seja em Conselhos ou Assembléias populares com poder decisório.

Sua administração é centralizadora, com fortes particularidades próprias: uma grande empáfia; omisso quanto aos principais problemas do município; descaso ao não atender aos anseios da sociedade; descompromisso com o interesse público, ao não dar a menor importância às demandas da comunidade e ao não atender às súplicas da população para solucionar as necessidades reais do município.

Por tudo isso, a situação do pré-candidato Marcelo Brandão não é nada satisfatória e suas perspectivas eleitorais são pequenas, mesmo assim, o prefeito não abre mão da reeleição e diz que não perderá a eleição de 2020 e que vai pra cima, porque…

O que fará MB para não perder as eleições 2020? Fico imaginando o rosário de promessas, rezas e velas acesas para Santa Dulce dos Pobres, que olhará para o candidato do jacu ao poder municipal em Ipirá 2020 e anunciará: “Esse milagre é impossível! Deixe-me de fora da confusão dos senhores jacu e macaco, botem a mão nas suas consciências e apliquem o dinheiro público em benefício da comunidade carente do município que vocês querem governar.”

Para quem está no mato sem cachorro, como o prefeito Marcelo Brandão, toda vereda é um largo caminho. Sem apoio da Santa, o prefeito deverá recorrer ao apoio de outros recursos, tal qual o terreiro de Gretchen de Ogum, lá chegando, observará a placa: “FECHADO DESDE 2002.” O prefeito imaginará “Uai! Eu não sabia que esse santuário tinha fechado as portas, mas eu vou ganhar essas eleições 2020, custe o que custar, porque…”

Com tanta certeza e convicção do prefeito MB resta-nos uma segunda pergunta para a macacada: qual é o candidato do jacu que vocês têm mais medo? Para os que pensam com mais de um neurônio, a resposta foi: “o prefeito Marcelo Brandão.”

Por que esse medo do prefeito Marcelo Brandão? Porque o jacu MB usará a mesma arma da macacada: a bufunfa.

O pré-candidato Dudy, segundo seu assessor no. 6, está juntando 80 mil reais todo mês e fará uma campanha de mais de um milhão e que não aceitará um centavo de nenhum contribuinte para não ficar com nenhum compromisso (não é assim assessor no. 6?) . Isso não será mantido nem aqui no inferno eleitoral, nem na Lua, nem no Céu, porque…

Simplesmente, porque o prefeito é Marcelo Brandão, que tem o controle do dinheiro público (dez milhões de reais mensais) e não pensará nem com meio neurônio em afundar o pé no acelerador e puxar essa campanha para dois, três, cinco milhões de reais. O empresário pré-candidato Dudy aguentará esse repuxo?

A macacada tem muito medo da irresponsabilidade do prefeito MB, que fez o que fez quando era liso e agora que está sentado no cofre público não precisará do milagre da Santa, nem dos búzios do Terreiro, mas simplesmente do brilho reluzente do ouro.

Diante desta realidade, o pré-candidato Dudy manterá a palavra de não aceitar apoio econômico dos macacos? Taí uma coisa que eu duvido, porque, todos nós, somos sabedores que se trata da corrida do ouro.

A população aguarda 2020 com ansiedade, que comece agora. Muitos querem um emprego de garimpeiro e a picareta para cavar os bolsos já estão devidamente afiadas, afinal de contas, trata-se da CORRIDA DO OURO. Não é dinheiro que dá a vitória nas eleições municipais de Ipirá?

Por Agildo Barreto

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp