A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou a abertura de 60 vagas para estudantes brasileiros de baixa renda interessados em cursar medicina em Cuba. O edital foi divulgado nesta terça-feira (11) no Diário Oficial do Estado.
As inscrições estarão abertas entre os dias 17 e 21 de novembro e deverão ser realizadas pela internet. As vagas são direcionadas, preferencialmente, a estudantes oriundos de áreas rurais da Bahia e que tenham histórico de atuação em movimentos sociais.
O programa prevê que, após concluírem a graduação, os estudantes formados deverão atuar por pelo menos dois anos em áreas rurais da Bahia. O curso tem duração estimada de seis anos e inclui cobertura integral de matrícula, mensalidades, hospedagem, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas, material didático e bolsa mensal para despesas pessoais.
Para participar da seleção, os candidatos devem comprovar conclusão do ensino médio e apresentar histórico escolar ou notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é necessário ter passaporte válido, comprovar participação comunitária por meio de carta de recomendação e se declarar de baixa renda.
A seleção será conduzida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Sesab. Os critérios de avaliação incluem análise documental, média das notas de Português e Matemática no ensino médio e análise da carta de intenção apresentada pelos candidatos.
Outras informações e o formulário de inscrição estão disponíveis na página oficial do processo seletivo.
Com informações do G1 Bahia





