O processo de matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2022 segue, até esta terça-feira (1º), para o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede, seja qual for o ano ou a série do Ensino Médio. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. O ano letivo 2022 será iniciado na próxima segunda-feira (7), de forma 100% presencial.

Via internet, a matrícula deve ser realizada a partir do acesso pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou diretamente pelo endereço http://matricula.sigeduc.educacao.ba.gov.br/. Presencialmente, o processo pode ser efetuado em qualquer unidade escolar da rede estadual. O sistema fica disponível até esta terça, 1º de fevereiro. Os estudantes que perderam o prazo, de qualquer série ou ano, ainda poderão buscar as escolas para efetivar a sua matrícula na rede estadual.

Em Salvador, no Colégio Estadual Manoel Devoto, Egberto Augustinho Lima matriculou o seu filho Everton Lima, 14, em uma das turmas do 1º ano. “O colégio está de parabéns pelo atendimento realizado. Sou ex-aluno do Manoel Devoto, onde fiz o curso técnico em Administração e quero que meu filho também tenha uma boa formação”, comentou.

No município de Brumado, Rocélia de Souza foi cedo ao Colégio Estadual de Brumado para matricular o estudante Icaro César da Silva, 15, que cursará o 1º ano. “Estou muito feliz em poder matricular o meu neto neste colégio, pois me formei nele, conheço os professores e o ensino é de qualidade”, contou.

Documentos – A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida que, em caso de pendência, poderá ser apresentada obrigatoriamente na secretaria escolar posteriormente. São estes os documentos: via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.