OExame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 teve seu primeiro dia de prova neste domingo, 5, com questões sobre Linguagens e Ciências Humanas e uma redação dissertativa. Os candidatos terão de responder, ainda, às questões de Ciências da Natureza e Matemática no próximo domingo, 12.

Depois, é só aguardar pelo resultado para utilizar a nota para se inscrever nos programas de vagas em universidades. Confira abaixo datas e detalhes sobre os próximos passos.


Quando sai o gabarito oficial do Enem 2023?

A divulgação dos gabaritos oficiais das duas provas do Enem 2023 serão divulgados no dia 24 de novembro. Eles poderão ser acessados na seção ‘Provas e Gabaritos’ do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Antes da data de divulgação dos gabaritos oficiais, os candidatos podem acessar no Estadão gabaritos extraoficiais feitos por professores de cursinhos pré-vestibulares. Os resultados extraoficiais das 90 questões do primeiro dia de prova já estão disponíveis.

Quando é divulgado o resultado do Enem?

Os resultados individuais do Enem 2023 serão disponibilizados em 16 de janeiro de 2024. Os candidatos poderão consultar suas notas, a partir desta data, na Página do Participante do Enem.

Quando posso ver o espelho da redação?

A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento também ficará disponível na Página do Participante do Enem.

Para que serve o Enem?

A prova é a principal porta de entrada para universidades federais no País, além de algumas estaduais e privadas. Também serve de método para conseguir bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova, que teve uma taxa de abstenção de 28,1%, segundo o Ministério da Educação (MEC). Para conseguir concorrer às vagas em universidades de todo o País por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), é necessário comparecer aos dois dias de provas e não zerar a redação.

A nota do Enem também pode ser utilizada para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, no caso de adultos que não terminaram o ciclo de educação básica.

Quando começa o Sisu?

Como em todos os outros anos, o Sisu terá dois momentos de inscrição em 2024 para a disputa de vagas em instituições públicas de ensino superior: no início e no meio do ano. No entanto, as datas exatas de inscrições e de divulgação dos resultados ainda não foram divulgadas pelo MEC.

Para participar do SISU 2024, é necessário ter feito o Enem 2023. As inscrições acontecem no próprio portal do SISU.

Quando as inscrições no ProUni e FIES poderão ser feitas?

As datas para inscrições no ProUni e no FIES 2024 também ainda não foram divulgadas. Os dois programas exigem pontuação mínima dos candidatos no Enem. Diferentemente do SISU, nesses dois casos é possível utilizar notas de provas anteriores do exame.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp