Os resultados da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devem ser divulgados já na próxima segunda-feira (13/01), segundo calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Estudantes de todo o país que não fizeram as provas como “treineiros” vão poder conferir as notas no Página do Participante. Com as notas do Enem é possível ingressar no ensino superior por meio do:
Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – Usado para ingresso nas faculdades públicas do país;
Programa Universidade Para Todos (ProUni) – Concede bolsas parciais ou integrais em instituições privadas de ensino;
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – Programa de crédito estudantil para instituições privadas.
Como é calculada a nota do Enem
O Exame não considera somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante no conjunto das 180 questões objetivas (divididas em duas provas) que compõem o exame.
Enquanto que em avaliações tradicionais as notas são calculadas de “0 a 10” ou de “0 a 100”, sendo somadas em seguida, o Enem usa a escala de 0 a 1.000 em cada prova e se baseia na Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que considera não só o número de questões corretas, mas a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova. Além da nota da redação que tem peso à parte.
Fonte: Informe Baiano