Você quer aprender sobre criação literária, técnicas que estimulam a criatividade na produção de poemas e prosa poética? A Oficina de Criação Literária com a escritora, jornalista, advogada e mestre em comunicação e semiótica pela PUC/SP, Antoniella Devanier, que será realizada no dia 26 de junho (sexta-feira), das 18h às 22h, na Plataforma Zoom é um espaço de encontro para os amantes da literatura e produção literária. A oficina recebe inscrições pelo WhatsApp (71-9-9730-8284) até às 17h do dia de realização do curso.

A iniciativa vai fomentar a produção dos textos, leitura de poemas de autores como Pablo Neruda, Carlos Drummond de Andrade, Roberval Pereyr, Mabel Veloso, Ana Cristina César e Adélia Prado, além de trechos da prosa de Clarice Lispector, Mário de Andrade, Rosângela Rocha e Rubem Alves.  Antoniella Devanier tem um extenso currículo na área da literatura e educação superior, foi professora da PUC Campinas na disciplina Criação Literária e atualmente, coordena o curso de Jornalismo da Estácio Bahia.

A atividade conta também com um bate papo sobre criação literária, figuras de linguagem e tipos de textos literários. Além do estímulo para criação por intermédio da leitura de textos literários, deve-se estimular a criação também pela audição de uma música e de obras visuais, numa convergência de linguagem que estimula os autores contemporâneos. Cada participante deve produzir um texto, ao final da Oficina. Os melhores textos devem ser publicados no site da autora.

Antoniella Devanier

Jornalista pela Ufba, advogada pela UCSAL e concluiu o mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC- São Paulo, foi professora da PUC/Campinas da disciplina Criação Literária, em 2003. É autora do livro A Revolução do Orvalho, prosa poética, 2001, que foi lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e Rio de Janeiro e na cidade de Campinas e do livro de poemas A Roda: terra, água, ar e fogo. Participou também de várias antologias e coletâneas literárias. O nome de Antoniella Devanier consta no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras de Nelly Novaes Coelho, editora Escrituras.

Obras publicadas: A Revolução do Orvalho- poemas e prosa poética-Scorttecci (2001); A Roda: terra, água, ar e fogo- poesia-Virtual Books (2011). Olhares – poesia – Virtual Books (2010) com o filósofo Valter Junior, Espirais da poesia- poesia- Virtual Books (2014), com a astróloga Denise Dinigre.

Antologias que participou: Segredo- Retorno à vida- Poesia – Coletânea em homenagem a Mabel Veloso. Ed. Contemp: Salvador, 1991. Uma excursão através do Conto: Pequena Antologia Comentada. Parceria com Cyntia Nogueira e Wladimir Cazé. Ufba: Facom, 1996. Palavras de Amor. Antologia Literária. Contos. Ed. Casa do Novo Autor: São Paulo, 2000. E Por falar em Amor. Antologia Literária. Contos. Ed. Casa do Novo Autor: São Paulo, 2001. Humanus – Virtual Books- Jornalismo Literário- Organização-2012. Sustentabilidade em Foco: reportagens produzidas pelos alunos de Jornalismo- Virtual Books – Jornalismo Literário- Organização-2013; Coletânea Poética Poe’Vera – Poesia-Scorttecci-2014.

O que: Oficina de Criação Literária com Antoniella Devanier no Zoom

Quando: 26 de junho (sexta-feira)

Inscrições: Pelo WhatsApp 71-9-9730-8284 até às 17h do dia de realização do curso. Investimento: R$ 20

Horário: 18h às 22h

Local: Plataforma Zoom