As mulheres que irão brincar na micareta de Feira de Santana, que será realizado de 18 a 21 de abril, contarão com uma série de serviços prestados pela Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM). O objetivo é promover o respeito às mulheres, fortalecendo ainda mais as ações socioeducativas de prevenção e enfrentamento à misoginia e demais formas de violência de gênero, proporcionando um ambiente seguro e inclusivo para todas.

Equipes técnicas da SPM atuarão no circuito da folia para dar suporte às mulheres de maneira integrada com outros órgãos do governo, como a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Ronda Maria da Penha; com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado; a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e o Detran. “A Secretaria das Mulheres tem um papel decisivo na proteção das mulheres baianas durante todo o ano, inclusive nas festas populares, a exemplo da micareta de Feira. Durante a folia, nós estaremos atentas e dedicadas neste trabalho socioeducativo, de prevenção a todo tipo de violência, no sentido de oferecer todas as condições para que as mulheres possam ter o atendimento e acolhimento que forem necessários, de modo que possam aproveitar a festa com toda a atenção e respeito”, afirmou a secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo.


Programação ocorrerá em diversos pontos da cidade

Unidade Móvel

Nestes quatro dias de micareta, as mulheres irão contar com a Unidade Móvel da SPM, onde profissionais de diversas áreas, como Saúde e Justiça, atuarão com foco no acolhimento. O atendimento será de 18 a 21 de abril, das 15h às 03 horas da manhã, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, SSP e Sepromi.

Campanha de sensibilização

Em diferentes pontos da cidade, as equipes da Secretaria das Mulheres do Estado também irão realizar uma campanha para a distribuição de materiais como ventarolas, tatuagens, panfletos, fitas e praguinhas, das campanhas “Oxe, me respeite!” e “Não e Não”, visando a sensibilização, prevenção e combate de qualquer tipo de violência de gênero.

Campanha Laço Branco

A Campanha Laço Branco é outra iniciativa que será desenvolvida e com atuação no bloco de grande concentração masculina, o “Lá vem elas”. Será distribuída uma pulseira com a frase “Branco, Oxe, eu respeito às mulheres! Pelo fim da misoginia”. A ação ocorrerá em parceria com os administradores do bloco, que tem 35 anos de existência.

Blitz Educativa

Já em parceria com o Detran, será realizada a Blitz Educativa contra a importunação no trânsito e na avenida.

Aplicativo de georreferenciamento

Outro serviço prestado durante a micareta será mediante o uso do App SPM Folia, disponível para Android e IOS. O aplicativo de georreferenciamento permite o acesso a serviços vitais, como onde encontrar a rede de apoio às mulheres no circuito da folia e visa garantir a segurança e o bem-estar das mulheres incorporando valores de segurança, igualdade e empoderamento.

Fonte: Ascom PM

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp