FINANÇAS

Caixa libera novo lote de saques do antigo Fundo PIS/Pasep; veja quem pode receber

A Caixa Econômica Federal iniciou nesta quinta-feira (25) o pagamento de um novo lote de ressarcimento das cotas do antigo Fundo PIS/Pasep. Os valores são destinados a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988 e ainda possuem recursos esquecidos no fundo.

Nesta etapa, recebem os beneficiários que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio de 2026. Também têm direito ao saque os herdeiros ou dependentes legais de titulares falecidos, desde que apresentem a documentação exigida para comprovar o vínculo.

A consulta pode ser feita por meio do portal Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. Para acessar as informações, é necessário utilizar uma conta Gov.br nos níveis prata ou ouro. Caso existam valores disponíveis, o sistema informa os procedimentos para solicitar ou acompanhar o pagamento.

A Caixa reforça que esse pagamento não tem relação com o abono salarial do PIS/Pasep, pago anualmente aos trabalhadores que atendem aos critérios previstos em lei. Os recursos liberados correspondem às cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, extinto em 2020, mas que ainda possui valores disponíveis para trabalhadores e herdeiros que não realizaram o saque.

O calendário de pagamentos seguirá nos próximos meses para quem apresentar o pedido de ressarcimento dentro dos prazos estabelecidos. As datas de crédito variam conforme o mês em que a solicitação é registrada junto à Caixa Econômica Federal.

Com informações do Bnews

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo