FINANÇAS

Quais são os 3 principais tipos de empréstimos?

Com o avanço da internet, conseguir um empréstimo se tornou ainda mais fácil. Hoje, todo o processo pode ser feito remotamente através de computadores ou celulares, sem que você precise ir até uma instituição financeira.

Não é preciso mais se preocupar com papeladas burocráticas ou com filas sem fim. Basta apenas pesquisar, analisar as possibilidades e encontrar o melhor tipo de empréstimo.

Assim, conhecer cada um deles pode ajudar você a fazer a melhor escolha para sua atual necessidade. Leia o conteúdo até o final e confira!

Empréstimo com garantia
Dentre os tipos de empréstimo com garantia, o empréstimo com garantia de imóvel é aquele que mais tem ganhado novos adeptos nos últimos anos. Para contratá-lo é preciso que você coloque um bem, mais precisamente um imóvel, como garantia de pagamento.

Sua taxa de juros costuma ser a mais baixa (algo em torno de 2%), pois a instituição financeira fica a salvo de quaisquer fraudes ou danos pela ausência ou atraso do pagamento.

Logo, se o cliente que solicitou o empréstimo deixar de fazer o pagamento de suas parcelas, ele poderá perder o bem colocado como garantia. Por isso, o mais importante, antes de solicitar qualquer valor, é se organizar financeiramente primeiro.

Sempre é importante utilizar o simulador e ver as condições de pagamento das parcelas e a taxa de juros cobrada pela instituição financeira.

Empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal não é apenas uma das formas mais conhecidas de empréstimo como também a mais fácil de ser solicitada. Na grande maioria das vezes você pode pedi-lo ao gerente do seu banco ou mesmo já ter seu valor pré-aprovado em sua conta bancária para uso.

Ele é voltado para pessoas físicas e não exige comprovação de uso, ou seja, você não precisa informar qual será a finalidade que terá o seu dinheiro, diferentemente do financiamento, por exemplo.

Quem solicita essa modalidade de crédito poderá escolher em quantas vezes irá pagar e as datas das parcelas, junto do que foi estipulado pela instituição financeira. Quanto a isso, vale ficar atento às taxas de juros pois quanto maiores forem as parcelas mais altos eles podem ficar.

Normalmente as taxas de empréstimo pessoal variam de 3% a 9%, no entanto, além desse percentual também existem as taxas de CET (Custo Efetivo Total) e outras tarifas que variam conforme a instituição financeira.

Empréstimo consignado
Esse tipo de empréstimo é conhecido por atender as necessidades de aposentados, pensionistas, servidores públicos e àqueles que trabalham em empresas privadas que tenham convênio com as financeiras.

O pagamento do valor solicitado é feito descontado da folha de pagamento todos os meses durante o período estabelecido em contrato.

Por conta dessa garantia de pagamento do empréstimo, as taxas de juros dessa modalidade costumam ser menores e mais vantajosas do que as do empréstimo pessoal.

Uma dica para não se endividar é: antes de solicitar um empréstimo para consignado veja o quanto ele vai comprometer sua renda no mês, uma vez que o valor será descontado sempre do seu salário.

Dicas antes de contratar um empréstimo.

Agora ficou mais fácil escolher o empréstimo que melhor se adequa ao seu perfil, não é mesmo?
Mas lembre-se: antes de solicitar qualquer modalidade, faça primeiro um planejamento financeiro e veja em quantas parcelas você poderá pagá-lo e, claro, se ele ajudará você a atingir o seu objetivo.

Leia todas as cláusulas do contrato para não ser surpreendido futuramente, isso fará com que você evite juros ou mesmo crie dívidas.

Após essa avaliação pode ter certeza que terá como fazer um bom negócio pela frente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo