Solicitar um empréstimo pessoal é uma alternativa muito procurada por quem necessita de uma margem de crédito, seja pra adquirir algum bem, seja pra pagar uma dívida. Porém, antes de fazer a solicitação, é necessário atentar-se a alguns pontos importantes.

Muitas vezes, mais do que avaliar taxas atrativas, é preciso também checar o prazo de disponibilidade do dinheiro, as condições de pagamento e o nível de burocracia da instituição. São esses detalhes que fazem toda diferença na hora de solicitar um crédito.


Para tirar suas dúvidas sobre o assunto e ver se empréstimo pessoal realmente é a melhor opção para o seu caso, continue a leitura que a gente te ajuda.

O que é o empréstimo pessoal?

Assim como o próprio nome já diz, o empréstimo é uma forma de pegar emprestado uma certa quantia com a sua instituição e, posteriormente, fazer o pagamento até que todo o valor (mais taxas) seja restituído.

Como essa é uma forma de adquirir crédito muito procurada pelos brasileiros, para atender essa demanda estão disponíveis no mercado diversas modalidades que se adequam a cada necessidade.

No Home Equity, por exemplo, você coloca o seu imóvel como uma forma de garantia à instituição. Já no empréstimo consignado, o desconto das parcelas ocorre direto na folha de pagamento. Independentemente da sua necessidade, no mercado é possível encontrar o tipo de empréstimo que mais faz sentido pra você.

O empréstimo pessoal é uma dessas modalidades. Geralmente é mais procurado quando a pessoa quer mais liberdade na hora de utilizar o dinheiro, ou seja, não tem uma finalidade específica, e também quando precisa do dinheiro com mais urgência. Como é um acordo direto entre pessoa física e a instituição, geralmente o montante é liberado de forma mais rápida.

Quais são as taxas?

Um dos maiores empecilhos do empréstimo são justamente as suas taxas que, por conta da liberação mais rápida do dinheiro, podem ser mais altas comparadas a outras modalidades de crédito.

O IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, incide sobre os empréstimos com taxa de 0,38%, mais 0,0082% por dia, até o fim do pagamento (com limite de 3%). Além do imposto, os juros são calculados de acordo com o perfil do cliente. Para saber quanto será pago, basta olhar no Custo Efetivo Total (CET) no momento da contratação do empréstimo.

Dicas na hora de solicitar um empréstimo

1. Saiba como irá usar o dinheiro

Ainda que uma das vantagens do empréstimo pessoal seja poder usar o dinheiro como quiser, o indicado é que você defina previamente como irá gastá-lo. Vai quitar as dívidas? Dar entrada na compra de algum bem? Viajar? Não importa!

Entender para onde vai o dinheiro evita que você se enrole e o valor emprestado acabe não sendo o suficiente no final — o que pode dar uma baita dor de cabeça.

2. Não pegue mais do que o necessário

O medo da quantia não ser o suficiente faz com que algumas pessoas solicitem um empréstimo num valor maior do que já tinham em mente. Isso pode ser um erro, afinal, as taxas e os juros do empréstimo pessoal são geralmente mais altas. Por isso, qualquer valor que você peça acima, pode abalar o seu orçamento.

O que de início parece um dinheirinho a mais na conta, depois pode se tornar um empecilho e causar atraso nas parcelas. Caso chegue à inadimplência, o problema se complica e você terá que pagar bem mais do que planejava.

3. Pense em como irá pagar

Outro descuido que pode levar a inadimplência é não pensar em como irá pagar as parcelas do empréstimo. Se for um empréstimo de um valor mais alto, por exemplo, provavelmente você demorará mais para pagar. Então, já reflita, de onde tirarei o dinheiro do pagamento? Minha renda vai suportar? Terei novos gastos no futuro que pesaram meu orçamento?

A chave é estar com o planejamento financeiro em dia. Assim você saberá exatamente como irá quitar o empréstimo e evitar que ele se torne um problema depois.

4. Fique atento ao contrato

É no contrato que estão todas as informações que você precisa. Confira os prazos, taxas, o Custo Efetivo Total (CET) e tire todas as suas dúvidas referentes às cláusulas. Fazendo isso, você não terá surpresas negativas e consegue se planejar melhor na hora do pagamento.

5. Cuidado com golpes

É muito comum ver por aí várias propagandas de instituições oferecendo crédito para pessoas físicas com promessas bem atrativas, juros lá embaixo e prazos altíssimos. Cuidado com esses extremos!

Desconfie se a empresa pede alguma quantia antes da liberação do empréstimo, ou quando todo o negócio é fechado por WhatsApp. Pesquise e veja se a instituição possui e-mails oficiais, páginas oficiais, entre outros detalhes, antes de passar seus dados ou assinar algum documento.

Para evitar ser enganado é preciso ficar atento aos detalhes e não deixar o desespero tomar conta da situação. O ideal é buscar essa ajuda em uma instituição que você já conhece, confia e sabe que pode contar.

Conheça o Inter Cash Pessoal

Inter Cash Pessoal é a modalidade de crédito pessoal do Inter que permite solicitar um empréstimo de curto prazo de forma fácil, rápida e sem burocracia direto pelo app.

O objetivo desse serviço é simplificar a sua vida. Afinal, em algumas situações complicadas do dia a dia, precisamos de uma ajuda imediata e são nesses momentos que o Inter Cash pode fazer a diferença.

Como funciona

O Inter Cash poderá ser solicitado por aqueles que recebem o salário no Inter. Se não for o seu caso, basta fazer a portabilidade e começar a aproveitar as vantagens. Esse serviço ainda não está disponível para todo mundo, mas vai estar em breve — então fica ligado!

O valor disponível é pré-aprovado e vai depender do relacionamento que o cliente tem com o Inter. Para saber o quanto está disponível, é só acessar o app.

Além disso, com o Inter Cash, a liberação do dinheiro será feita de forma extremamente rápida. Ou seja, logo após a solicitação, o dinheiro já fica disponível na sua conta. Por se tratar de um crédito rápido, o valor que foi emprestado será descontado da sua Conta Digital no prazo de 30 dias. Lembre-se de deixar dinheiro na conta quando estiver aproximando dessa data para que não haja atrasos.

A data do pagamento e o quanto será descontado aparecem logo antes de confirmar a solicitação, assim você fica ciente e não corre o risco de se confundir. Com o Inter Cash você faz um empréstimo de forma rápida e transparente.

Como solicitar

  • Acesse o app e clique na opção “Empréstimos” na tela inicial;
  • Na próxima aba estarão todas as modalidades de crédito do Inter, localize a “Inter Cash Pessoal”;
  • Na tela vai aparecer o quanto de limite de crédito você tem disponível;
  • Agora é só escolher que você precisa, conferir todas as informações e confirmar;
  • Prontinho! O dinheiro já está disponível na sua conta para você usá-lo como preferir.

Simples, prático e que libera crédito na hora. Para solicitar o seu empréstimo pessoal no Inter é só acessar sua Conta Digital e seguir o passo a passo!

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp