Essa semana, a Caixa Econômica Federal lançou um programa de empréstimos por meio de seu aplicativo Caixa Tem com o objetivo de beneficiar as pessoas de baixa renda. Os empréstimos, nos valores de R$ 300 a R$ 1.000 com taxas de juros de 3,99% ao mês e pagamento em até 24 vezes.

Contudo, os beneficiários do Bolsa Família não terão direito a este empréstimo. A estimativa do governo é que até 100 milhões de pessoas fechem os contratos. Tanto as pessoas físicas quanto as empresas podem fazer a solicitação.

Quem pode solicitar o empréstimo?

 A oferta do crédito estará liberada para qualquer pessoa que use aplicativo Caixa Tem e que já tenha feito a atualização cadastral, tendo sua conta transformada de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+. O prazo é de 10 dias para analisar o pedido.

A atualização será liberada aos poucos, de acordo com o mês de nascimento. É necessário ter sido aprovado pela análise de crédito na Caixa e ter limite disponível para contratar. Além disso, o nome não pode estar negativado no Serasa e SPC.

Empréstimos para pessoas físicas e para empresas

Através do Caixa Tem, o usuário pode fazer dois tipos de empréstimos: o Pessoal e o Produtivo. O primeiro é indicado para despesas pessoais, enquanto o segundo é para investir em negócios e/ou empreendimentos. A taxa de juros de ambos é a mesma, de 3,99% ao mês, e pagamento em até 24 vezes. 

Os valores liberados para empréstimo são baseados nas informações do cadastro do usuário e levam em conta o histórico financeiro pessoal e/ou do negócio. Após a avaliação do crédito, o valor é liberado. Quem já pegou crédito em uma modalidade pode ter um risco maior de crédito e não ser aceito para a outra modalidade.

Quem já tem empréstimo na Caixa pode pegar o crédito no Caixa Tem. Porém, a Caixa não tem muitas linhas de crédito pessoal e a maior parte é na modalidade de crédito consignado, com juros menores. Por isso, o cliente não deve optar por essa nova linha.

Como solicitar empréstimo pelo celular?

Para solicitar o empréstimo é bastante simples. Baixe o aplicativo do Caixa Tem nas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store, caso você ainda não seja cadastrado. Depois siga os passos:

  • Acessar o Caixa Tem e selecionar “Atualize seu cadastro” no menu.
  • O passo a passo da atualização prevê a digitalização de documento de identidade e foto “selfie” do usuário.
  • O cliente terá a avaliação do seu cadastro concluída em até 10 dias.
  •  Após a atualização do cadastro, a conta passa de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+.
  • Ao clicar na opção Crédito Caixa Tem, será apresentada a opção para solicitação de empréstimo, a simulação para que o cliente indique o valor e a quantidade de parcelas a serem pagas, com avaliação automática para verificação se o cliente possui limite a ser disponibilizado, conforme solicitado.
  • O empréstimo é creditado exclusivamente na Poupança Digital+ do cliente após a contratação.
  • As parcelas são debitadas mensalmente da mesma conta do cliente.

Fonte: Jornal Contábil