Anunciados pela Caixa Econômica Federal há alguns meses, os empréstimos pelo aplicativo Caixa Tem já estão disponíveis para alguns brasileiros. São duas linhas de crédito com liberação de R$ 300 até R$ 1 mil para parcelamento entre 18 e 24 vezes.
A taxa de juros é de 3,99% ao mês e a contratação é totalmente online, mas depende de análise de crédito. O pedido deve ser feito direto pelo aplicativo e a reposta sai em até 10 dias úteis.
Segundo as estimativas do banco estatal, cerca de 100 milhões de cidadãos poderão ter acesso aos empréstimos. O objetivo é atender à população de baixa renda que já utiliza o aplicativo, criado para viabilizar os pagamentos do auxílio emergencial.
Regras do microcrédito
Para contratar os valores, é necessário ser trabalhador informal ou beneficiário de programas sociais. Para que o serviço fique disponível, basta atualizar a ferramenta e transformar a poupança digital social em Poupança Digital+.
Neste primeiro momento, a prioridade é para quem já tem uma conta no Caixa Tem. Em alguns meses, será possível abrir novas contas e contratar o microcrédito. Vale destacar que o produto não será disponibilizado para consumidores negativados ou beneficiários do programa Bolsa Família.
Calendário de liberação
A Caixa vai liberar os empréstimos de forma escalonada, de acordo com o mês de aniversário do interessado. Quem já tem uma poupança digital terá prioridade, e só depois do início de novembro quem ainda não tem poderá contratar. Confira o calendário:
Para quem já é cliente
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 27 de setembro;
- Nascidos em março e abril: 18 de outubro;
- Nascidos em maio e junho: 8 de novembro;
- Nascidos em julho e agosto: 29 de novembro;
- Nascidos em setembro e outubro: 13 de dezembro;
- Nascidos em novembro e dezembro: 27 de dezembro.
Para quem não é cliente
- Nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho: 8 de novembro;
- Nascidos em julho e agosto: 29 de novembro;
- Nascidos em setembro e outubro: 13 de dezembro;
- Nascidos em novembro e dezembro: 27 de dezembro.
Fonte: Edital Concursos Brasil