Com o dia das mães chegando e, em comemoração, está circulando um boato que o Nubank está dando R$ 50 por Pix para ajudar no presente. Várias empresas fazem campanhas nesta data para engajar os usuários e atrair mais clientes, será que neste ano, o roxinho também entrou nessa?

Infelizmente não. Esse é só mais um golpe que circula pelo WhatsApp e redes sociais. Assim como tantos outros envolvendo o nome do Nubank, os golpistas inventam uma falsa promoção para, na verdade, roubar os dados da vítima e invadir os aparelhos com vírus. Confira os detalhes!

O golpe do dia das mães funciona da mesma forma que todos os outros envolvendo o Nubank: os criminosos espalham a mensagem de que, em comemoração ao dias das mães, a fintech está fazendo um pix para quem responder um questionário enviado junto com a mensagem:

Entrando no link (o que, por segurança, não é recomendado) a vítima é direcionada para outro site. Nele, é exibido um quiz com perguntas bem simples e, ao final, é falado que para receber o PIX de R$ 50, é necessário compartilhar a mesma mensagem e link para os seus contatos.

Esse é mais um caso de phishing, golpe que tem o objetivo de roubar informações sigilosas, como dados bancários e senhas de perfis em redes sociais. Por meio desses golpes também é comum os criminosos conseguirem instalar vírus no aparelho, o que deixa o dispositivo vulnerável a invasões de sistema.

Pesquisando no site oficial do Nubank e nas redes sociais da fintech é possível descobrir que não existe nenhuma promoção do dia das mães, o que já indica que a mensagem é falsa. Outro detalhe é que o final do link não termina com “.com.br”, mas com “.ru”, mostrando que não é um site oficial da empresa.

As principais dicas para não cair nesse golpe e em outros semelhantes, é sempre verificar nos sites de credibilidade se a informação é verdadeira. Além disso, nunca compartilhe ou clique em links que você não reconhece sem antes pesquisar o conteúdo da mensagem.

Fonte: Seu Crédito Digital