Essa é uma nova modalidade do Caixa Tem que está valendo desde o dia 28 de março como mais uma forma de empréstimo. Essa possibilidade foi anunciada pela Caixa Econômica Federal e ainda está em vigor. Você pode solicitar o crédito pelo aplicativo da Caixa Tem.

Muitas pessoas já fizeram a solicitação do empréstimo, pois fora divulgado que já são mais de 900 mil brasileiros que realizaram a contratação por meio do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital).

Quem pode contratar o empréstimo?

As pessoas físicas e também os microempreendedores individuais (MEI) podem fazer a contratação do empréstimo, porém para cada um desses grupos conta com um valor disponível diferente.

  • Pessoas físicas: podem solicitar entre R$ 300 e mil reais;
  • Microempreendedor individual (MEI): podem contratar qualquer falo entre mil e R$ 3 mil.

Pessoas com o nome sujo podem contratar?

Como já está previsto pela Portaria nº 660, as pessoas que estão com seus nomes negativados vão poder fazer a solicitação do empréstimo, sim. Nos dois casos, o limite máximo para o parcelamento ser feito é de até 24 meses.

Isso quer dizer que mesmo que a pessoa esteja com o nome sujo nos órgãos de proteção crédito, como SPC e a Serasa, estão desimpedidas para fazer o empréstimo.

Devemos ressaltar que para conseguir o crédito, a pessoa física precisa estar interessada em trabalhar por conta própria, ou seja, em se tornar um autônomo, mesmo que isso se dê informalmente.

Já no que diz respeito ao MEI, o que se sabe é que será necessário estar com pelo menos 12 meses de atividade no negócio para solicitar o empréstimo.

Como fazer a solicitação do empréstimo?

Para cada grupo, há uma condição diferente. Veja quais são.

Pessoa física

Para as pessoas físicas será possível fazer a solicitação de crédito pelo celular apenas por meio do aplicativo do Caixa Tem, que está disponível tanto para Android quanto para iOS, desde que você esteja com a plataforma na versão mais recente.

Outra coisa que deve ser feita é a atualização do seu cadastro no aplicativo, algo que pode ser feito muito facilmente na opção “Atualize seu cadastro”. Nessa etapa, é preciso enviar alguns documentos, como:

  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de endereço;
  • Sua renda;
  • Uma selfie.

Feito a atualização do seu cadastro, basta ir até a opção de empréstimo para começar a solicitação. A análise do seu pedido pode durar até uma semana.

Microempreendedor Individual – MEI (com CNPJ)

Pelo menos nessa primeira fase da nova modalidade, será necessário que o MEI vá pessoalmente até uma das agências da Caixa Econômica Federal, portando alguns documentos:

  • Comprovante de endereço;
  • DASN SIMEI do último exercício fiscal encerrado;
  • Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
  • Recibo de Entrega, ou seja, o documento de faturamento do MEI que comprova que você realizou a Declaração Anual até o dia 31 de maio de cada ano.

Fonte: Edital Concursos Brasil