Muita gente acabou atrasando o pagamento de uma ou mais dívidas e ficou negativado nos últimos meses. Para sair dessa bola de neve e tirar o nome dos principais órgãos de proteção do crédito, a solução mais comum é a contratação de empréstimos para quitar os débitos em atraso.

O problema é que a maior parte das linhas de crédito que atende quem está com nome sujo cobra taxas de juros bastante elevadas e que afugentam as pessoas. Mas nem tudo está perdido, pois há uma opção mais vantajosa para os trabalhadores com carteira assinada no momento: o empréstimo com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Regras e condições

Esse tipo de crédito está disponível para os optantes do saque-aniversário, uma modalidade alternativa ao saque-rescisão. Quem está dentro dela pode retirar parte dos saldo do FGTS todos os anos, sempre no mês de seu aniversário.

A antecipação funciona como o próprio nome indica: os valores são adiantados de uma só vez e depois creditados automaticamente na conta do trabalhador. O número de parcelas a serem antecipadas depende da instituição financeira ofertante do crédito.

Antecipação do FGTS na Caixa

A Caixa Econômica Federal tem uma linha voltada para a antecipação do FGTS. O trabalhador pode adiantar até cinco parcelas, ou seja, o equivalente a cinco anos de benefício. Já as taxas de juros são de apenas 1,49% ao mês.

Para quem já é correntista do banco estatal, a contratação pode ser realizada com a ferramenta Caixa Tem, na opção “Empréstimo Saque Aniversário”. O serviço também está disponível no internet banking e no aplicativo da Caixa ou ainda no do FGTS, uma opção interessante para quem não é correntista.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp