Tirar e armazenar fotos, ouvir música, acessar a internet, realizar pagamentos e até ligar. Os smartphones têm tantas funcionalidades que, desde o lançamento do primeiro iPhone, da Apple, em janeiro de 2007, receberam o apelido de canivete suíço digital.

Nesta quarta-feira (20), o Google espera ter dado mais um passo na direção dessa consolidação, com o lançamento,  simultaneamente no Brasil e em um grupo de países, da Carteira Google.


Disponível para Android e WearOS, o aplicativo gratuito permite a integração de diversos itens digitais como cartões de crédito, débito e fidelidade, comprovantes de vacinação, bilhetes de transporte e ingressos para eventos, como o do Rock in Rio, emitidos pela Ingresso.com, sem limite de armazenamento.

“Nossa grande ambição é poder substituir a carteira física. Queremos que os usuários possam guardar, dentro dessa carteira digital, qualquer documento que precise”, afirma Natacha Litvinov, executiva do time de estratégias e operações do Google Pay.

O produto possui mais 15 parceiros no Brasil, entre bancos, emissores de cartões e bandeiras, como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Inter, Nubank, XP, Visa, Mastercard, ELO, Ministério da Saúde (por meio do DATASUS) e ingresso.com.

Segurança

Com o aumento de roubo de celulares na ordem de 40%, entre janeiro e abril somente na cidade de São Paulo, o aplicativo tem um sistema de segurança. Caso o aparelho seja subtraído, é possível encontrar, bloquear ou apagar seu dispositivo usando “Encontrar meu dispositivo”.

“Justamente por uma questão de segurança, nenhuma das informações está guardada na nuvem e só é possível acessar por meio de biometria ou pela chave pessoal do usuário”, afirma Litvinov.

Fonte: Infomoney

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp