Ao conversar com qualquer pessoa que entenda um pouco mais sobre finanças, nós iremos ouvir que investir é uma excelente ideia e um hábito a ser adotado. Deixar o seu dinheiro trabalhar sozinho é basicamente o sonho de qualquer pessoa, mas isso não é tão fácil quanto parece. Do contrário, estaríamos todos no mesmo barco.

Para poder investir em qualquer que seja o ativo, antes a pessoa precisa ter dinheiro. Na situação atual em que o Brasil se encontra, muitas famílias estão tendo dificuldade de prover o básico, logo apenas uma minoria é realmente capaz de juntar uma quantia substancial que fará a diferença ao ser investida.

Quando essa pessoa consegue o montante, outra questão acaba sendo levantada: onde investir? Afinal, ninguém quer colocar a sua poupança em um banco no qual não é possível confiar ou que não rende muito dinheiro.

Os bancos digitais têm ganhado cada vez mais destaque nesse sentido. Eles contam com ótimos acordos de lucro e retorno de investimento, por isso são tão procurados. Nesse setor, há dois bancos que tendem a ter destaque. Estamos falando do Nubank e do PicPay, que apesar de não ser um banco também rende juros para quem investe.

É difícil dizer qual deles é o melhor, então muitas pessoas ficam presas no questionamento de o que fazer quanto a isso. Vamos supor que a pessoa que vai investir tem mil reais, certo? Então… para onde ir?

Foi visto que a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar) fez uma comparação com esse investimento em várias instituições que geram retorno de investimento. Acredite ou não, mas nenhuma das duas empresas já citadas aqui ficou em primeiro lugar.

O líder do ranking acabou sendo o Banco Pan, cuja conta digital oferece o maior rendimento líquido – de 103% do CDI – depois de um mês. Quando o PicPay foi testado, acabou ficando em segundo, pois o seu é de 102%. Já o Nubank ficou um pouco mais atrás com apenas 100% do CDI disponível para os seus clientes.

Ver o roxinho perder para outros nessa lista foi uma novidade, uma vez que ele ajudou a popularizar os bancos digitais e foi um dos revolucionários a oferecer um alto lucro do CDI. Por muito tempo, a conta do Nubank foi a única a oferecer 100%, pois nenhuma outra instituição batia de frente com ela.

Porém algumas coisas mudaram. A concorrência foi crescendo. Atualmente a conta só rende se o seu dinheiro ficar parado ali por pelo menos 30 dias, o que para algumas pessoas é algo bem negativo.

Vale lembrar também que o PicPay também já rendeu mais. Até julho deste ano, o valor do CDI era de 105%, mas agora está 102% para saldos aplicados no Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Fonte: Edital Concursos Brasil