Os trabalhadores brasileiros possuem até hoje (28) para retirar os valores referentes ao PIS/Pasep 2023. Os pagamentos levam como referência o ano-base de 2021, sendo repassado para todos os trabalhadores que atuaram com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias em 2021 e atendem aos demais requisitos impostos pelo abono salarial.

Após o prazo estabelecido pelo Governo Federal, as parcelas não retiradas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), conforme estabelecido pelas regras do programa. Contudo, os trabalhadores ainda conseguem retirar o dinheiro, sendo preciso realizar o processo pelos canais do Ministério do Trabalho.


Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do PIS para os trabalhadores da iniciativa privada, cerca de 84,5 mil colaboradores ainda não retiraram o benefício neste ano. Com isso, mais de R$ 71,7 milhões continuam disponíveis para serem retirados. Já o Pasep, destinado aos servidores públicos, é pago pelo Banco do Brasil.

Como sacar os valores do PIS/PASEP?

O pagamento do Pasep ocorre via depósito para os servidores públicos que sejam correntistas ou que tenham poupança no Banco do Brasil. Para quem não se enquadra nessa possibilidade, o pagamento pode ser realizado por transferência via TED para a conta de titularidade do servidor. Para isso, é preciso realizar o processo pelos terminais de autoatendimento, nos caixas das agências ou pelo site do Banco do Brasil.

Já o PIS também será depositado pela Caixa na conta-corrente ou poupança dos trabalhadores que sejam clientes da instituição financeira. Os repasses acontecem de acordo com o mês do nascimento do trabalhador. Já os demais beneficiários poderão receber os valores por meio da poupança social digital, que pode ser administrada pelo app Caixa Tem.

No caso dos trabalhadores que não possuem conta na Caixa, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, agências, Caixa Aqui ou nas casas lotéricas. O pagamento acontece de forma escalonada de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp